Trata-se de um kit chamado
Cetrax 2, que inclui um câmbio de três marchas e pode ser adaptado a diferentes
modelos com capacidade de carga entre 7,5 e 44 toneladas.
A potência contínua de 305 kw
equivale a 415 cv, com torque instantâneo. Isso permite subir ladeiras sem
sustos.
Andreas Grossl, vice-presidente
de mobilidade elétrica da ZF, diz que o equipamento pode ser instalado tanto em
caminhões novos como em modelos mais antigos. A autonomia e os custos vão
depender do conjunto de baterias escolhido. A empresa alemã não fornece os
acumuladores.
Grossl afirma ainda que a solução proposta pela ZF prevê que caminhões elétricos sejam fabricados nas mesmas linhas de montagem dos modelos a diesel, o que otimizaria a produção.
Tecnologia alemã converte caminhão a diesel em elétrico.
Uma das vantagens apontadas
pela empresa alemã é a baixa necessidade de manutenção. O óleo que lubrifica e
refrigera a caixa de marchas só precisa ser trocado uma única vez ao longo da
vida útil do equipamento, o que significa muitos anos de uso.
Outra solução proposta pela ZF
é instalar um motor elétrico em um dos eixos do reboque puxado pelo caminhão a
diesel. A empresa diz que essa tecnologia pode reduzir em até 15% o consumo de
combustível.
A solução transforma o veículo
em híbrido, mas sem que seja necessário fazer mudanças técnicas profundas. A
desvantagem está no peso extra do conjunto, que pode reduzir a capacidade de
carga.
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