terça-feira, 8 de agosto de 2023

Campus da Unicamp em Limeira recebe sistema solar da Neoenergia

Neoenergia instala sistema fotovoltaico no campus da UNICAMP, em Limeira/SP.

Com 948 painéis, 3 usinas totalizam 528,12 kWp e têm capacidade de geração anual de energia estimada em 722 MWh.
A Neoenergia inaugurou em 31/05/23 um sistema fotovoltaico no Campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Limeira (SP), com capacidade de gerar energia suficiente para abastecer o equivalente a 300 residências. As três usinas solares também vão proporcionar uma redução em torno de 33% no consumo de energia, o que representa economia mensal de cerca de R$ 60 mil na conta, além de contribuir para a preservação e a descarbonização do meio ambiente.

O sistema possui 978 painéis e abrange o fornecimento para a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), a Faculdade de Tecnologia e o Colégio Técnico de Limeira (Cotil), que reúnem mais de três mil pessoas, entre alunos e professores. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da companhia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio da Neoenergia Elektro, distribuidora que atende cerca de 2,9 milhões de clientes no estado de São Paulo e em parte de Mato Grosso do Sul. Desses, 143 mil estão na cidade de Limeira.

“Fomentar o uso limpo e sustentável da energia é um dos nossos objetivos. Estamos contribuindo com as ações para reduzir o impacto das mudanças climáticas no meio ambiente. O projeto reafirma o compromisso da companhia em viabilizar soluções que utilizam fontes renováveis para redução do consumo de energia elétrica dos nossos consumidores", afirma Ana Mascarenhas, superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia.

A executiva acrescenta que os projetos de Eficiência Energética das distribuidoras da Neoenergia – Neoenergia Brasília (DF), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP) e Neoenergia Pernambuco (PE) – geram impacto positivo no meio ambiente com a redução do consumo de energia elétrica dos consumidores beneficiados.

Desde 2008, a Neoenergia, entre outras ações, trocou mais de 5,8 milhões de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por de tipo LED; instalou 15,7 MWp de geração solar fotovoltaica em telhados de consumidores; reciclou 7.695 toneladas de resíduos sólidos; instalou 8.361 aparelhos de ar-condicionado eficientes, mais de mil motores e bombas para indústria e saneamento; e doou 278 mil refrigeradores domésticos à população de baixa renda.

Substituição de lâmpadas

Além das usinas solares, a Neoenergia providenciou 6.729 lâmpadas LED que foram colocadas nas edificações da Unicamp, o que garante a modernização da iluminação interna dos prédios. Os sistemas fotovoltaicos totalizam 528,12 kWp e têm capacidade de geração anual de energia estimada em 722 megawatt-hora. O projeto passou por todas as avaliações e os estudos necessários. As etapas de instalação e de comissionamento foram concluídas em maio deste ano.

Segundo o coordenador do Campus Sustentável da Unicamp, Luiz Carlos Pereira da Silva, além da economia de energia, a parceria com a Neoenergia Elektro traz benefícios para as áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade.  “O projeto vai permitir que toda a nossa comunidade de professores, alunos e funcionários passem a ter contato mais próximo com essas tecnologias de energias renováveis e façam discussão sobre sustentabilidade. Impacta na pesquisa porque os dados gerados por esses sistemas podem ser usados em trabalhos de iniciação cientifica e de conclusão de curso. É também uma atividade de extensão porque amplia a atuação da Universidade através da parceria com empresas", afirma.

A iniciativa está alinhada e faz parte do compromisso da Neoenergia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto de 17 temas e 169 metas para o alcance de um mundo mais sustentável, conforme determinado pela Assembleia Geral das Nações Unidas da ONU. A instalação de painéis fotovoltaicos está diretamente ligada à ODS 7, que visa contribuir com uma energia acessível e limpa.​ (neoenergia)

Nenhum comentário: