segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Frota de veículos elétricos devera alcançar 100 milhões em 2026

Frota global de veículos elétricos deve atingir 100 milhões de unidades em 2026.

Valor das vendas de VEs em todos os segmentos deverá atingir US$ 8,8 trilhões em 2030 e US$ 57 trilhões em 2050 no cenário de transição econômica.

A adoção de carros elétricos deve disparar nos próximos anos, com mais de 100 milhões de unidades esperadas nas estradas até 2026 e mais de 700 milhões até 2040, acima dos 27 milhões no início deste ano, de acordo com o Long-Term Electric Vehicle Outlook (EVO) da empresa de pesquisa BloombergNEF (BNEF).

Uma pesquisa da BloombergNEF (BNEF) mostra que a adoção de veículos elétricos deve disparar nos próximos anos, com mais de 100 milhões de VEs de passageiros esperados nas estradas até 2026 e mais de 700 milhões até 2040, acima dos 27 milhões no início deste ano. Ainda segundo a pesquisa, a eletrificação agora está se espalhando para todos os setores do transporte rodoviário e em economias emergentes como Índia, Tailândia e Indonésia.

Com isso, o valor das vendas de VEs em todos os segmentos deverá atingir US$ 8,8 trilhões em 2030 e US$ 57 trilhões em 2050 no cenário de transição econômica, que pressupõe que nenhuma nova política seja implementada. Os veículos e as baterias são agora uma parte central da política industrial de muitos países e a competição para atrair investimentos aumentará nos próximos anos.

Segundo a pesquisa, apesar do rápido progresso, é necessária uma ação urgente dos formuladores de políticas e dos participantes da indústria para manter o transporte rodoviário no caminho das metas de emissões de longo prazo que os países estabeleceram.

Frota de carros elétricos chegará a 100 milhões em 2026, projeta BloombergNEF.

O relatório também aponta um cenário NetZero consistente com uma frota global capaz de emitir zero até meados do século. Apenas um segmento do transporte rodoviário – veículos de três rodas – está totalmente no caminho para este cenário mais ambicioso, mas ônibus e veículos de duas rodas também estão muito próximos. Vans comerciais e carros de passageiros também estão ganhando força, mas precisarão de apoio político adicional para permanecer no caminho certo. Os caminhões pesados estão muito atrás da trajetória e devem ser um foco prioritário para os formuladores de políticas. Investimentos em rede, conexões de rede e processos de licenciamento também precisam ser simplificados para suportar o grande número de pontos de carregamento necessários para a transição de caminhões.

O relatório aponta que grandes investimentos são necessários em todas as áreas da cadeia de fornecimento de baterias. Pelo menos US$ 188 bilhões precisam ser investidos em células de bateria e fábricas de componentes até o final da década.

Eletroposto. Frota de veículos elétricos no mundo vai chegar a 100 milhões de unidades em 2026.

A demanda adicional de eletricidade dos VEs faz parte de um esforço mais amplo de eletrificação para atingir o zero líquido. Os VEs adicionam cerca de 14% à demanda global de eletricidade em 2050 no Cenário de Transição Econômica, mas apenas 12% no Cenário Net Zero, apesar de mais veículos nas estradas. Isso ocorre porque o Cenário Net Zero inclui demanda adicional de eletricidade de eletrificação de aquecimento, indústria e uso de eletrolisador para produção de hidrogênio usado em outros setores. (canalenergia)

Nenhum comentário: