segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Hortas em rede

Conheça o projeto que, além de gerar valor às linhas de transmissão de energia, leva desenvolvimento social e econômico às regiões do entorno.

Investimos constantemente em projetos que tenham a missão de contribuir com um mundo mais sustentável e que sejam focados na criação de valor compartilhado.

O Hortas em Rede, um projeto da Enel Distribuição São Paulo, com o apoio da ONG Cidades Sem Fome, nasceu da necessidade de ampliar a qualidade de gerenciamento das faixas sob as linhas de transmissão com a implantação e desenvolvimento de hortas urbanas.

Inspirado no conceito da economia circular, o projeto reutiliza os nossos terrenos de transmissão de energia para o cultivo de alimentos livres de agrotóxicos.

Conheça a Horta de São Mateus:

O Hortas em Rede é um projeto da Enel em parceria com a ONG Cidades Sem Fome. A iniciativa utiliza os nossos terrenos de transmissão de energia para o cultivo de alimentos livres de agrotóxicos.

Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=9GWKu5tn0zA&t=2s

Objetivos e Impactos

O objetivo do projeto é o aproveitamento de espaços da Enel de forma produtiva e sustentável. Dessa forma, o seu principal impacto positivo é ampliar a qualidade de gestão das faixas de servidão aliado ao desenvolvimento socioeconômico local.

Desafios

Superar a insegurança alimentar e nutricional por meio da sustentabilidade em regiões metropolitanas é hoje um dos maiores desafios para sociedades de todo o mundo. Reduzir a fome e o desemprego e, ainda, devolver à terra sua função de produzir alimentos, tem se consolidado cada vez mais como responsabilidade de agentes sociais, comunidades, empresas e poder público. O aproveitamento de espaços urbanos disponíveis ou subutilizados, por meio do cultivo de frutas, hortaliças, legumes e plantas medicinais é uma tendência do futuro e, consequentemente, um desafio constante do projeto.

Números 2018-2022

1,5 hectare em operação divididos em 3 hortas.

+51 tipos de alimentos produzidos.

+100 toneladas de alimentos cultivados.

900 beneficiários diretos e indiretos.

R$1,1 milhão em renda gerada. *Dados apurados até março de 2022

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Integrante do Comitê da Rede Brasil do Pacto Global desde 2016, a Enel é signatária da Agenda 2030 e assumiu compromissos públicos para alcançar seis dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:

ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável

ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico

ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis

ODS 12 - Consumo e produção Responsável

ODS 13 - Combate às Mudanças Climáticas.

ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação.

(enel)

Nenhum comentário: