terça-feira, 18 de junho de 2013

Focus Electric com produção na Europa

A Ford iniciou, na semana passada, um novo capítulo na sua história, com o início de produção do Focus Electric na fábrica de Saarlouis, na Alemanha – o primeiro veículo totalmente elétrico da marca feito na Europa. O modelo com emissões zero encabeça a linha de veículos elétricos e altamente eficientes da Ford na Europa, que será acompanhado pelo lançamento do híbrido plug-in C-MAX Energi no ano que vem e do novo Mondeo Hybrid logo depois.
Desenvolvido como veículo global dentro do plano One Ford, o Focus Electric tem um conjunto avançado de motor elétrico e bateria de íons de lítio que gera 143 cv e atinge a velocidade máxima de 136 km/h. Ele é produzido na América do Norte desde dezembro de 2011 e estará disponível para os consumidores europeus a partir de agosto próximo.
“O Focus Electric marca o começo de uma era nova e empolgante de carros de passageiros totalmente elétricos na Ford na Europa e mostra o sucesso da estratégia One Ford em trazer para os consumidores europeus este veículo sofisticado”, diz Barb Samardzich, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Ford Europa. “É um carro que atende as necessidades de mobilidade e as preocupações ambientais dos consumidores de hoje do modo mais direto possível – combinando desempenho e tecnologia avançada com emissões zero.”
A Ford investiu 16 milhões de Euros para integrar a produção do Focus Electric à linha atual do Focus na fábrica de Saarlouis, com flexibilidade para reagir à demanda do mercado e aumentar os volumes de produção.
“O início de produção do Focus Electric em Saarlouis é altamente significativo para a Ford na Alemanha e destaca a liderança da marca em inovação automotiva”, diz Bernhard Mattes, presidente da Ford Alemanha. “Estamos dando aos consumidores o poder de escolher o que é melhor as suas necessidades: um motor convencional com consumo eficiente ou um veículo elétrico.”
O novo Focus Electric é o primeiro veículo totalmente elétrico produzido em uma linha de alto volume na Alemanha. Ele é equipado com um carregador de bordo totalmente integrado de 6,6 kW, que oferece uma autonomia de cerca de 100 km com carga de 2 ou 3 horas, ou autonomia de 150 km com carga de 3 a 4 horas em uma fonte de 32 A. O tempo de recarga pode variar com as condições climáticas e uso do veículo.
O Focus Electric traz um novo painel chamado SmartGauge, que calcula e informa a autonomia do veículo com a energia disponível, considerando o estilo de direção do motorista, dados de frenagem e aceleração e o uso de acessórios como ar-condicionado e sistema de som.
Ele também é equipado com um sistema sofisticado de frenagem regenerativa que recupera até 95% da energia cinética normalmente perdida durante a frenagem e com um sistema que orienta o motorista a usar o freio gradualmente de modo a gerar mais energia para a bateria. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: