A Ford iniciou, na semana passada, um novo capítulo na sua
história, com o início de produção do Focus Electric na fábrica de Saarlouis,
na Alemanha – o primeiro veículo totalmente elétrico da marca feito na Europa.
O modelo com emissões zero encabeça a linha de veículos elétricos e altamente
eficientes da Ford na Europa, que será acompanhado pelo lançamento do híbrido
plug-in C-MAX Energi no ano que vem e do novo Mondeo Hybrid logo depois.
Desenvolvido como veículo global dentro do plano One Ford, o
Focus Electric tem um conjunto avançado de motor elétrico e bateria de íons de
lítio que gera 143 cv e atinge a velocidade máxima de 136 km/h. Ele é produzido
na América do Norte desde dezembro de 2011 e estará disponível para os
consumidores europeus a partir de agosto próximo.
“O Focus Electric marca o começo de uma era nova e
empolgante de carros de passageiros totalmente elétricos na Ford na Europa e
mostra o sucesso da estratégia One Ford em trazer para os consumidores europeus
este veículo sofisticado”, diz Barb Samardzich, vice-presidente de
Desenvolvimento do Produto da Ford Europa. “É um carro que atende as
necessidades de mobilidade e as preocupações ambientais dos consumidores de
hoje do modo mais direto possível – combinando desempenho e tecnologia avançada
com emissões zero.”
A Ford investiu 16 milhões de Euros para integrar a produção
do Focus Electric à linha atual do Focus na fábrica de Saarlouis, com
flexibilidade para reagir à demanda do mercado e aumentar os volumes de
produção.
“O início de produção do Focus Electric em Saarlouis é
altamente significativo para a Ford na Alemanha e destaca a liderança da marca
em inovação automotiva”, diz Bernhard Mattes, presidente da Ford Alemanha.
“Estamos dando aos consumidores o poder de escolher o que é melhor as suas
necessidades: um motor convencional com consumo eficiente ou um veículo
elétrico.”
O novo Focus Electric é o primeiro veículo totalmente
elétrico produzido em uma linha de alto volume na Alemanha. Ele é equipado com
um carregador de bordo totalmente integrado de 6,6 kW, que oferece uma
autonomia de cerca de 100 km com carga de 2 ou 3 horas, ou autonomia de 150 km
com carga de 3 a 4 horas em uma fonte de 32 A. O tempo de recarga pode variar
com as condições climáticas e uso do veículo.
O Focus Electric traz um novo painel chamado SmartGauge, que
calcula e informa a autonomia do veículo com a energia disponível, considerando
o estilo de direção do motorista, dados de frenagem e aceleração e o uso de
acessórios como ar-condicionado e sistema de som.
Ele também é equipado com um sistema sofisticado de
frenagem regenerativa que recupera até 95% da energia cinética normalmente
perdida durante a frenagem e com um sistema que orienta o motorista a usar o
freio gradualmente de modo a gerar mais energia para a bateria. (ambienteenergia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário