A segunda geração do Fusion
Hybrid chega ao Brasil mais em conta e com ganho de força no motor elétrico.
Com tabela de R$ 124.990, ante os R$ 133.900 da versão anterior, o Ford tem o
mesmo nível de equipamentos da opção Titanium, topo de linha do sedã mexicano.
O que não mudou foi o posto de carro mais econômico do País, com consumo médio
de 16,9 km/l na estrada, segundo dados do Inmetro divulgados pela fábrica.
As principais alterações
estão sob o capô. O motor 2.5 a gasolina de 158 cv deu lugar ao 2.0 de 145 cv,
enquanto a potência do elétrico subiu de 107 cv para 120 cv. Agora ele acelera
o sedã a 100 km/h sozinho e a potência combinada é de 190 cv.
A bateria, que era de níquel
metálico, passou a ser de íons de lítio e está 23 quilos mais leve que a
“antiga”. É recarregada por recuperação de energia no processo de frenagem.
De série, há oito air bags,
sistema de multimídia com tela de 8” e navegador GPS, assistência ao
estacionamento e sistema que corrige a trajetória quando “percebe” que o carro
está saindo da faixa de rolamento. Há ainda recursos como alertas de “ponto
cego” e risco de colisão, câmera de ré, controlador de velocidade adaptativo e
controles de estabilidade e tração, com auxílio de partida em rampas.
Os mostradores das laterais
do painel de instrumentos podem ser personalizados. O interior é revestido de
couro, o que reforça o aspecto de qualidade.
Periféricos do motor a
combustão, como bomba d’água e compressor do ar-condicionado, são elétricos.
Isso reduz as perdas e contribui para melhorar a eficiência do conjunto.
As revisões devem ser feitas
a cada 10 mil km e têm valores fixos iguais ao do restante da linha Fusion. A
manutenção pode ser realizada em qualquer oficina da rede autorizada Ford no
País e a garantia da bateria, de oito anos, foi mantida.
O Fusion Hybrid tem seguro
sem definição de perfil, em parceria com a Mapfre. O valor médio é de R$ 4.700
– o preço varia conforme a cidade.
Em movimento. O
comportamento de direção e suspensão é idêntico ao das versões 100% a
combustão. Nem dá para perceber que o modelo é híbrido. O único aspecto que
denuncia o tipo de propulsão é o rodar extremamente silencioso.
Na cidade é possível usar só
o modo elétrico. Se a topografia ajudar, raramente o motor 2.0 entrará em
funcionamento. Na estrada, a combinação de propulsores permite fazer
ultrapassagens e retomadas de velocidade sem sustos. O câmbio CVT (de relações
continuamente variáveis) colabora com o conforto e funciona sem trancos.
Mesmo com o peso das
baterias, o sedã é bom de curva. Os freios foram recalibrados, o que melhorou
suas respostas. Mas é preciso se adequar às particularidades do sistema, que
requer pressão extra no pedal pois, antes de iniciar a frenagem, recupera
energia para a bateria.
Ficha Técnica
Ford Fusion Hybrid
Preço sugerido – R$
124.990,00
Motor a gas – 20,4 cil, 145
cv, 18 mkgf
Motor elétrico – 120 cv,
24,4 mkgf
Potência combinada – 190 cv
Câmbio – Automático, CVT
Direção – Elétrica
Comprimento – 4,87 metros
Tanque – 52,7 litros
Prós e Contras
Motores – Juntos, propulsor
2.0 e o elétrico vão bem na cidade e garantem agilidade na estrada.
Porta-malas – As baterias
estão mais leves, mas reduzem espaço no bagageiro de 514 para 392 litros.
(OESP)
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