Sistema fotovoltaico foi
implantado em 20 lojas da rede varejista no Brasil.
A rede francesa Leroy Merlin
adotou a energia solar para reduzir os gastos na conta de luz de suas lojas, em
projeto realizado pela parceria com a GreenYellow. A ideia inicial, em 2017,
era abranger apenas três unidades da rede. Com os resultados positivos
alcançados ao longo do tempo, o contrato foi ampliado para mais 17 lojas,
localizadas em 12 estados do país, permitindo uma redução de 23% (0,5 GWh) no
consumo de energia, o que representa uma economia por loja de R$ 285 mil no
período de um ano.
Segundo a Leroy Merlin, a
experiência da equipe técnica da GreenYellow foi fundamental para o sucesso da
operação. O serviço também incluiu a remodelação da iluminação na área de
vendas, a revisão do funcionamento do ar-condicionado e automação dos sistemas.
A implementação do sistema levou em média 30 dias, sem interferir no dia a dia
da operação das lojas.
A economia de energia é
garantida durante todo o contrato pela GreenYellow, por se tratar de um
Contrato de Performance Energética, assim como a dos equipamentos instalados,
reduzindo assim os custos de manutenção da loja, levando-se em conta que a vida
útil do sistema gira em torno de 25 anos.
Leroy Merlin economiza 23% ao
ano em energia com projeto da Green Yellow.
A gerente de arquitetura da
Leroy Merlin, Letícia Mansur, destaca que uma das principais vantagens dessa
parceria é o fato da rede varejista não precisar injetar capital para a
realização das melhorias, já que esses custos, inicialmente, ficam por conta da
GreenYellow, conforme o modelo de contrato. “Assim, o dinheiro que seria
utilizado para fazer as mudanças pode ser investido em outras áreas da
empresa”, afirma.
Após suprir a necessidade da
Leroy Merlin de reduzir o consumo de energia, outras iniciativas que faziam
parte do projeto foram colocadas em prática aumentando bastante a satisfação do
cliente. Uma das ações, conforme explica Pierre-Yves Mourgue,
diretor-presidente da GreenYellow, foi a adequação do projeto luminotécnico ao
nível médio de 700 lux e padronização das temperaturas por área de vendas, a
troca do parque instalado de iluminação, que já estava no final de sua vida
útil, por um novo, bem como o upgrade no sistema de monitoramento da energia e
do on/off de iluminação.
“O principal desafio do
projeto tem sido adequar o nível de iluminância, que normalmente é de 350 a 400
lux, para 700 lux, e, ainda assim, obter redução de consumo de energia. Com os
23% de economia anuais alcançados, termos perspectivas de ampliar o contrato
para mais seis lojas em 2020”, destaca o executivo. (portalsolar)
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