quinta-feira, 4 de junho de 2020

Leroy Merlin economiza R$ 285 mil no ano com projeto de energia solar

Sistema fotovoltaico foi implantado em 20 lojas da rede varejista no Brasil.
A rede francesa Leroy Merlin adotou a energia solar para reduzir os gastos na conta de luz de suas lojas, em projeto realizado pela parceria com a GreenYellow. A ideia inicial, em 2017, era abranger apenas três unidades da rede. Com os resultados positivos alcançados ao longo do tempo, o contrato foi ampliado para mais 17 lojas, localizadas em 12 estados do país, permitindo uma redução de 23% (0,5 GWh) no consumo de energia, o que representa uma economia por loja de R$ 285 mil no período de um ano.
Segundo a Leroy Merlin, a experiência da equipe técnica da GreenYellow foi fundamental para o sucesso da operação. O serviço também incluiu a remodelação da iluminação na área de vendas, a revisão do funcionamento do ar-condicionado e automação dos sistemas. A implementação do sistema levou em média 30 dias, sem interferir no dia a dia da operação das lojas.
A economia de energia é garantida durante todo o contrato pela GreenYellow, por se tratar de um Contrato de Performance Energética, assim como a dos equipamentos instalados, reduzindo assim os custos de manutenção da loja, levando-se em conta que a vida útil do sistema gira em torno de 25 anos.
Leroy Merlin economiza 23% ao ano em energia com projeto da Green Yellow.
A gerente de arquitetura da Leroy Merlin, Letícia Mansur, destaca que uma das principais vantagens dessa parceria é o fato da rede varejista não precisar injetar capital para a realização das melhorias, já que esses custos, inicialmente, ficam por conta da GreenYellow, conforme o modelo de contrato. “Assim, o dinheiro que seria utilizado para fazer as mudanças pode ser investido em outras áreas da empresa”, afirma.
Após suprir a necessidade da Leroy Merlin de reduzir o consumo de energia, outras iniciativas que faziam parte do projeto foram colocadas em prática aumentando bastante a satisfação do cliente. Uma das ações, conforme explica Pierre-Yves Mourgue, diretor-presidente da GreenYellow, foi a adequação do projeto luminotécnico ao nível médio de 700 lux e padronização das temperaturas por área de vendas, a troca do parque instalado de iluminação, que já estava no final de sua vida útil, por um novo, bem como o upgrade no sistema de monitoramento da energia e do on/off de iluminação.
“O principal desafio do projeto tem sido adequar o nível de iluminância, que normalmente é de 350 a 400 lux, para 700 lux, e, ainda assim, obter redução de consumo de energia. Com os 23% de economia anuais alcançados, termos perspectivas de ampliar o contrato para mais seis lojas em 2020”, destaca o executivo. (portalsolar)

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