Baterias
orgânicas vão revolucionar carros elétricos do futuro.
Baterias
orgânicas, um novo olhar sobre a energia nos automóveis elétricos do futuro.
No início deste ano a
Mercedes lançou o seu novo protótipo Vision AVTR para direção autónoma.
Um sistema elétrico
independente com tração às quatro rodas permite que o carro se mova
lateralmente. No entanto, foi nesta demonstração que demos conta da bateria
fina e plana do novo protótipo da Mercedes.
Surpreendentemente, tem
apenas 10 centímetros de altura e foi anunciado com uma alta capacidade de 110
kWh, dando a este protótipo uma autonomia de aproximadamente 700 quilômetros.
As
baterias orgânicas serão o futuro dos carros elétricos?
A tecnologia desta bateria é
revolucionária, pois é orgânica, ao contrário das conhecidas até agora, de
composição metálica, baseando a sua operação em grafite, um composto de carbono
puro semelhante ao grafite usado na mina de lápis, com a vantagem ambiental de
fabricar baterias de carbono neutro para a natureza, uma vez que a grafite é
100% reciclável por compostagem.
Mercedes-Benz VISION AVTR
Como se sabe, em termos
económicos, a sua produção não depende de minerais como lítio, cobalto ou
cobre. Estes metais estão expostos a grandes variações de preço devido à sua
escassez e localização geográfica.
De qualquer forma, embora
seja uma tecnologia promissora que já funciona em laboratório, a sua aplicação
prática não estará no mercado durante pelo menos os próximos 20 anos,
considerando que é o tempo estimado para ir das atuais baterias de íons de
lítio para estas baterias orgânicas.
Qual será o futuro das
baterias do setor automóvel?
De facto, quando falamos
sobre o futuro, teremos que esperar pelo menos até 2039, embora este mercado
possa evoluir e ter um aumento de 25% na autonomia durante este período. Nesse
caso, isso significaria a possibilidade de atingir um alcance de 1000
quilómetros com uma carga.
A tecnologia orgânica à base
de grafite não é o único caminho atualmente desenvolvido no campo das baterias
do setor automóvel elétrico. Segundo algumas informações atualmente estão a ser
testada uma bateria sólida que está a substituir o eletrólito líquido nas
baterias convencionais por uma sólida feita de material cerâmico.
Entre as suas vantagens estão
o facto de serem compactas e modulares, além de evitar super aquecimento. Nesta
questão, estas baterias têm a vantagem de não usar um material inflamável, como
ácido. No entanto, têm a grande desvantagem de possuir um carregamento mais
lento.
Assista ao vídeo de
apresentação do Mercedes Vision AVTR: https://www.youtube.com/watch?time_continue=6&v=l5ZK0S8Q7JU&feature=emb_logo
Mercedes-Benz VISION AVTR: The Vision of Tomorrow’s Next Big Thing.
Baterias orgânicas, um novo
olhar para a energia nos automóveis elétricos do futuro.
Baterias orgânicas serão o
futuro dos carros elétricos?
A tecnologia desta bateria é
revolucionária, uma vez que é orgânica, ao contrário das conhecidas até agora,
de composição metálica, baseando o seu funcionamento no grafite, um composto de
carbono puro semelhante à grafite utilizada na mina do lápis, com a vantagem
ambiental de tornar o fabrico de baterias neutro em carbono para a natureza,
uma vez que a grafite é 100% reciclável por compostagem. (portal-energia)
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