A bateria que pode carregar
carros elétricos em apenas dez minutos
Baterias que carregam em
apenas 10 minutos.
Quem tem um carro elétrico
poderá em breve carregar o seu veículo e, após dez minutos, continuar a
conduzir com a bateria totalmente carregada.
A afirmação foi feita por um
grupo de engenheiros que desenvolveram uma nova bateria de íons de lítio que,
graças à carga em altas temperaturas, é capaz de fazê-lo em dez minutos e
permite um alcance de 300 quilómetros.
O novo protótipo ajudará a
acabar com o medo dos automobilistas de ficarem sem bateria numa situação em
que não há lugar ou tempo para recarregar o carro.
As baterias de lítio degradam
rapidamente e não são tão eficientes se carregadas abaixo de 10°C, pois os íons
de lítio passam do lado positivo para o negativo em picos e não de forma suave.
Carregar a temperaturas mais altas pode aumentar a sua eficiência. Mas
longos períodos de calor também degradam as baterias.
Chao-Yang Wang, engenheiro mecânico da Universidade Estadual
da Pensilvânia, e a sua equipa perceberam que, se conseguissem carregar a 60°C
durante apenas dez minutos para diminuir rapidamente a temperatura, os picos de
lítio não se formariam e a degradação devido a o calor também não ocorreria.
Chao Yang Wang – Engenheiro
mecânico da Universidade Estadual da Pensilvânia
“Além do carregamento rápido,
este design permite limitar o tempo de exposição da bateria a cargas de alta
temperatura, aumentando o seu ciclo de vida”, afirmou Wang em comunicado.
Segundo o engenheiro, a duração
da bateria pode atingir 2.500 ciclos de carga, o equivalente a mais de 800.000
quilômetros de viagem.
O elemento chave para limitar
o tempo era aquecer muito rapidamente, caso contrário, a bateria permaneceria
em altas temperaturas durante muitos minutos. Para isso, a equipe de
engenheiros equipou uma bateria de íons de lítio com uma estrutura de níquel
capaz de aquecer em menos de 30 segundos.
Wang explicou que o
arrefecimento rápido da bateria pode ser feito usando o sistema de
arrefecimento do carro. Os investigadores observaram que uma carga de alta
temperatura reduz drasticamente o frio necessário para manter a bateria na sua
temperatura inicial.
Carros elétricos no Brasil:
Realidade ou sonho?
Os investigadores observaram
que este é um projeto completamente reproduzível em escala, porque é baseado em
elétrodos disponíveis na indústria. (portal-energia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário