O modelo é o D9W, com carroceria Marcopolo, e pode chegar a até 250 quilômetros de autonomia. Cada um dos ônibus deixa de emitir 110 ton/ano de CO2 na atmosfera.
Ônibus elétricos BYD cruzam ponte em Brasília.
Os
ônibus em operação em Brasília são do modelo D9W da BYD carroceria Marcopolo e possuem até 250
km de autonomia. Silenciosos, climatizados e com piso baixo, os ônibus oferecem
mais conforto e segurança aos usuários do que um veículo convencional.
A
recarga total das baterias leva quatro horas e será realizada no pátio da
própria viação,
que até então possuía dois carros movidos a bateria. Agora, com seis em
operação, é prevista uma redução de 110 toneladas ao ano de CO2 na
atmosfera, contribuindo na questão ambiental, além de menos custos operacionais
em comparação ao convencional à combustão. De acordo com o Instrutor de Treinamento
da empresa, Jonatas Moura os motoristas recebem treinamento constante. Ele
destaca o conforto ao dirigir um ônibus elétrico. “Não tem barulho, calor ou
troca de marchas. Dessa forma, o motorista se cansa menos”, garante.
O Diretor da divisão de ônibus da BYD Brasil, Marcello Von
Schneider, fala sobre a importância das cidades na adoção de políticas verdes.
“Investir em mobilidade elétrica é uma forma eficaz e de grande impacto para o
meio ambiente e nos custos das empresas. Os veículos comerciais a combustão são
responsáveis por um grande percentual da poluição nas cidades. Sendo assim, a
substituição por uma energia limpa, não só melhora a qualidade do ar nas
cidades, impactando diretamente na saúde da população, como faz com que as
empresas de ônibus tenham um custo operacional menor”.
BYD é pioneira no Brasil na fabricação de ônibus 100% elétricos movidos a bateria. Com fábrica instalada em Campinas, a linha de produção é responsável pela montagem de ônibus padron de piso alto (D9A), piso baixo (D9W), Midi Bus (D7M) e chassis 22 metros (D11B). (byd)
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