A Vale (VALE3) e a Progress
Rail, empresa da norte-americana Caterpillar (CATP34), estão desenvolvendo uma
locomotiva de pátio de manobra 100% elétrica, movida a bateria, informou a
mineradora em
28/07/20.
A companhia anunciou que a
locomotiva deve entrar em fase-piloto de testes neste semestre na Unidade
Tubarão, em Vitória (ES).
A construção, ainda segundo a
Vale, acontece na fábrica da Progress Rail em Sete Lagoas (MG).
“A locomotiva de pátio 100% elétrica faz parte do Programa PowerShift de substituição da matriz energética da Vale por fontes limpas”, disse a mineradora em comunicado, acrescentando que o equipamento, batizado de EMD Joule, também possui menor emissão de ruídos.
De acordo com a Vale, o transporte ferroviário representa atualmente 10% do total de emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa da empresa, que pretende reduzi-las em 33% até 2030.
“Se a tecnologia se mostrar viável, os equipamentos elétricos poderão contribuir para reduzir as emissões das ferrovias”, afirmou a mineradora.
As baterias da locomotiva terão capacidade de armazenamento de 1,9 megawatts-hora (MWh), expansível até 2,4 MWh, com possibilidade de operação por até 24 horas sem recarregamento. (moneytimes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário