A multinacional Cargill pretende adicionar velas
gigantes de energia eólica em navios de carga para reduzir as emissões de
carbono
A
Cargill, maior negociante de commodities agrícolas do mundo, planeja aproveitar
a energia eólica fixando enormes velas em parte de sua frota de navios de carga
para reduzir o uso de combustível e as emissões de gases de efeito estufa. O
transporte marítimo é responsável por cerca de 90% do comércio mundial e também
por quase 3% das emissões de dióxido de carbono antropogênicas.
Cargill promete reduzir as emissões de carbono usando energia eólica nos navios.
Navio movido a energia eólica poderá transportar até 7 mil carros.
A
indústria prometeu cortar as emissões de gases de efeito estufa em 50% até
2050, em relação aos níveis de 2008. Como ela chega lá e quais novas
tecnologias de combustível ela usará para substituir as tradicionais baseadas
no petróleo dos navios ainda está em jogo.
A Cargill quer adicionar – em uma ideia ainda não testada – velas de asa sólida para coletar energia eólica, de até 45 metros (148 pés), presas aos conveses de navios de carga com cascos especialmente projetados que o comerciante e seus parceiros dizem que podem reduzir o uso de combustível em até 30%. A Cargill, sediada em Minnesota, tem cerca de 600 navios afretados a qualquer momento.
Até 90% mais limpo que navios comuns.
Custos de Carbono
Alguns
dos principais fretadores e proprietários de navios, incluindo o gigante do
comércio de petróleo e metais Trafigura Group, propuseram um imposto sobre as
emissões de dióxido de carbono para reduzir a pegada da indústria e cumprir as
metas climáticas.
O
novo empreendimento de vela de energia eólica, que poderia ter navios-tanque
MR2 cada um equipado com três asas na água até 2022, está sendo concluído em
parceria com a BAR Technologies, uma empresa britânica derivada da Ben Ainslie
Racing (BAR) – a homônima britânica equipe de vela do medalhista olímpico e
vencedor da Copa América. Nenhum detalhe financeiro específico foi divulgado.
(/clickpetroleoegas)
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