Com
o avanço tecnológico, muita coisa mudou, especialmente no setor automotivo.
Os carros recebem cada dia mais tecnologia e apresentam
propostas bastante inovadoras quando se trata de consumir combustível. Com a
necessidade de tornar os motores mais econômicos e menos poluentes, os
combustíveis também foram evoluindo e hoje existem diversas opções no mercado
para abastecer o carro.
Mas
será que você conhece todos os tipos e sabe a função e a indicação de uso de
cada um? No post de hoje, abordaremos 11 tipos de combustíveis e mostraremos
suas principais diferenças para que você não cometa nenhum equívoco na hora de
abastecer. Vamos lá?
1.
Gasolina comum
Mais
fácil de ser encontrada nas bombas e também a mais conhecida do consumidor, a
gasolina comum (oficialmente conhecida como Tipo C) contém enxofre na
composição, o que a deixa mais poluente e também ocasiona o acúmulo de detritos
no sistema de combustão ao longo dos anos.
De
coloração amarelada, ela ainda pode conter de 25% a 27% de etanol anidro na
composição, o que é regulamentado por lei.
2.
Gasolina aditivada
A
gasolina aditivada é a mesma Tipo C, porém a com a adição de agentes
detergentes em sua composição, o que a deixa com uma coloração esverdeada.
Diferente da comum, os detergentes da aditivada impedem o acúmulo de detritos e
promovem uma limpeza interna do motor.
Vale
ressaltar que, apesar de muita gente acreditar que esse tipo de gasolina
aumenta a potência do motor, ela não tem nenhum impacto na performance do
carro.
3.
Gasolina premium
Bem
mais cara e também mais difícil de ser encontrada, a gasolina premium tem uma
composição bastante diferente da Tipo C. Com uma octanagem maior, ela é capaz
de produzir uma queima muito eficiente, trazendo mais potência.
Essa
eficiência também ajuda a prolongar a vida útil dos componentes do motor que
estão ligados ao sistema de combustível e combustão, poluindo menos e durando
mais.
4.
Etanol
O
etanol, popularmente conhecido como álcool veicular, é um dos combustíveis mais
conhecidos no país. Aqui no Brasil, maior produtor e consumidor desse tipo de
combustível, ele é produzido principalmente a partir da cana-de-açúcar e é
categorizado como renovável, diferente da gasolina e do diesel.
Ele
tem uma octanagem maior do que a da gasolina, o que gera mais potência ao motor, mas também acaba tendo um
consumo maior. Além disso, por conter 4% de água, o carro precisa ser preparado
e certificado para utilizar esse combustível sem danificar o motor.
5.
Etanol aditivado
Além
de ser mais caro que o etanol comum, o aditivado tem um rendimento em média 3%
maior do que o comum. Isso traz um pouquinho de potência a mais e ainda ajuda o
carro a consumir menos.
O
diesel comum é um dos combustíveis mais utilizados pela frota de veículos
pesados do país e do mundo. Devido a seu alto rendimento e aos motores diesel
desenvolverem muito torque, ônibus, caminhões e máquinas pesadas utilizam esse
tipo de combustível.
Seu
preço é competitivo, mas sua principal desvantagem está na poluição. O derivado
do petróleo tem uma queima diferente dos outros combustíveis, o que acaba
gerando níveis de poluição muito maiores do que a gasolina e, principalmente, o
etanol.
7.
Diesel S-10
O
S-10 é um diesel menos poluente, desenvolvido para atender às determinações de
consumo e poluição dos motores modernos e também de entidades reguladoras como
o PROCONVE (Programa de Controle à Poluição do Ar por Veículos).
Alguns
veículos novos só podem ser abastecidos com diesel S-10, pois o diesel comum,
além de poluir mais, pode danificar componentes do motor preparados para
receber apenas a versão mais moderna do combustível.
8.
Diesel aditivado
O
diesel aditivado (tanto S-10, como o comum), como acontece com outros
combustíveis de nossa lista, também possui agentes detergentes para eliminar
resíduos, corrosão e até bolhas que se formam no armazenamento do combustível.
A
diferença nesse caso é que esses agentes começam a agir já durante o
abastecimento. Em muitos casos, a limpeza no tanque é tão grande que é possível
ganhar uns litros a mais.
9.
Diesel premium
O
diesel premium (tanto S-10, como o comum) conta com uma composição especial.
Ele contém uma maior quantidade de catano e hidrocarboneto, que aumentam a
qualidade da ignição do combustível. Isso traz mais desempenho ao motor,
melhorando a queima e a emissão de gases.
A
principal diferença que o motorista deve notar é nas retomadas, que são o
calcanhar de Aquiles dos motores diesel há muitos anos.
10.
GNV
Muito
popular entre os taxistas de diversas capitais e grandes cidades do país, o Gás
Natural Veicular (GNV) ocupa o segundo lugar do combustível menos poluente de
nossa lista. Ele também é o que apresenta o melhor consumo e o menor preço,
chegando a ser 60% mais barato que a gasolina.
A
desvantagem está no espaço que os cilindros ocupam no porta-malas e a qualidade
das preparações para GNV. Geralmente, os carros que já possuem a opção de GNV
de fábrica duram muito mais tempo do que os convertidos posteriormente.
11.
Eletricidade
O
mais novo ocupante na lista de combustíveis é a eletricidade. Os carros
elétricos estão lentamente se tornando realidade, pelo menos no Brasil. Aqui, o
principal veículo a utilizar esse tipo de combustível é o BMW i3, mas modelos
híbridos como o Prius e o Fusion já começaram a deslanchar.
A eletricidade é mais barata que qualquer combustível de nossa lista. Ela também emite zero poluentes e é de longe o combustível mais ecológico. A grande desvantagem é o tempo de recarga, mas que vem sendo superado com a utilização de postos de recarga super-rápidos.
E aí, conhecia todos os tipos de combustíveis à sua disposição? São muitas variações e, muitas vezes, não sabemos qual vale a pena utilizar. Por isso, aproveita para dar uma lida em nosso artigo: Vale a pena usar gasolina aditivada? Entenda! (portalautoshopping)
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