Com participação da Eletrobras em um dos grupos de
trabalho, a Climate Bonds Initiative (CBI) definiu os critérios para
elegibilidade de uma hidrelétrica na certificação de títulos verdes em todos os
mercados, fornecendo a orientação necessária para o desenvolvimento de projetos
da fonte capazes de garantir a resiliência as mudanças climáticas e otimizar a
sustentabilidade.
Em 2016, a organização de apoio a investimentos verdes convocou um Grupo de Trabalho Técnico (TWG) e o Grupo de Trabalho da Indústria (IWG), formado por potenciais emissores de títulos, investidores e intermediários financeiros, visando criar e desenvolver respectivamente os discernimentos necessários para aportes nessas usinas.
A Eletrobras participou como membro do IWG, representada por seu diretor de Geração, Pedro Luiz de Oliveira Jatobá, com o trabalho contando com o apoio representativo do Cepel.
O escopo da publicação se destina a iniciativas já em operação ou em estágio avançado de planejamento, sendo elegíveis centrais elétricas de fio d’água, de acumulação e com armazenamento por bombeamento; aplicações de tecnologia in-stream e linhas de transmissão existente dedicada a instalações elegíveis. O objetivo é que os projetos contribuam para limitar o aquecimento global, em linha com o Acordo de Paris (2015).
Apelo verde
Atentos ao interesse do investidor em financiar ações de sustentabilidade, companhias e governos emitem green bonds. (canalenergia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário