O maior crescimento ocorreu
na Europa e China. O crescimento das vendas nessas regiões foi impulsionado pelas
medidas de redução de emissões de gases de efeito estufa e subsídios
governamentais visando atingir as metas globais de descarbonização.
Segundo o presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD, Adalberto Maluf, o mundo superou a marca total de 10 milhões de veículos e 600 mil ônibus elétricos, o que mostra que as principais montadoras já estão num processo de transição para eletrificação das frotas.
“Cerca de 18 das 20 maiores montadoras já têm prazos, metas e datas finais para fazer a transição para energia limpa com veículos elétricos, o que mostra o comprometimento dessas empresas”.
Incentivos
A Agência estima que até 2030
serão 145 milhões de veículos circulando no mundo, isso no cenário mais
conservador. Se os governos implementarem incentivos para o setor, esse número
pode chegar a 230 milhões.
O relatório traz o exemplo de governos locais em promover agendas de eletrificação das frotas e cita o exemplo das 20 maiores cidades da China, todas com políticas para fomentar o uso de veículos elétricos, como a restrição de circulação para veículos a combustão, restrições de estacionamento, subsídios diretos e indiretos, compra de veículos para frotas públicas e metas de eletrificação para o transporte coletivo.
“Outro dado importante no relatório foi mostrar as regulamentações que já existem no mundo em relação aos veículos pesados, em especial caminhões. Muitos programas de incentivo e metas de eficiência energética”, diz Maluf. (canalenergia)
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