Em entrevista ao CanalEnergia
Live, o presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico/ABVE e diretor
de Marketing e Sustentabilidade da BYD, Adalberto Maluf, disse estar pessimista
em relação à política industrial do Brasil para carros elétricos.
A fala do executivo vem um
dia depois de a Agência Internacional de Energia/AIE anunciar que o mundo vive
uma forte transição para mobilidade elétrica sustentável, enquanto o Brasil
está estagnado. “No ano passado, nós vendemos 50% a menos de carros elétricos a
bateria do que a Colômbia que tem um mercado 10 vezes menor do que o Brasil”,
diz.
Maluf afirma que o Brasil
está perdendo exportação para Colômbia, Chile e América do Sul como um todo
porque esses países estão importando veículos elétricos de melhor tecnologia ao
passo que o Brasil se fechou num parque produtivo obsoleto. “Estamos vivendo a
maior desindustrialização da história. Caiu de 35% para 11% do PIB”.
Política de estado
Enquanto muitos governos locais estão engajados em promover agendas de eletrificação das frotas com políticas para fomentar o uso de veículos elétricos e metas de eletrificação para o transporte coletivo, o Brasil não debate uma política de estado voltada para elétricos. Ele destacou que o Brasil precisa de uma política industrial e de metas de eficiência energética.
Ele lembrou que o presidente americano, Joe Biden, anunciou um pacote de US$ 2 trilhões, sendo US$ 620 bilhões para planejar a infraestrutura de carros elétricos. Já o Brasil segue pela contramão. Um carro flex 1.0 a combustão paga 7% de Imposto sobre Produtos Industrializados/IPI, mas a maioria dos veículos elétricos ou híbridos pagam entre 8 e 18%.
“O planejamento da mobilidade
do Brasil é do século passado e não tem nada a ver com o que o mundo está
planejando hoje”.
Política para pesados
Maluf defende uma política
para veículos pesados, já que boa parte ainda é movida a diesel. O executivo
diz que o Brasil perdeu a liderança em vários mercados na exportação de ônibus,
mas nos últimos anos vem perdendo competitividade.
“Argentina e Uruguai nunca
tinham importado um ônibus que não fosse do Brasil, mas nos últimos dois anos
eles importaram ônibus elétricos chineses”.
Segundo ele, o Rota 2030 criou um modelo em que as metas só entrarão em vigor a partir de 2027 até 2030 e isso impõe um risco à sobrevivência do parque produtivo brasileiro na medida com que todos esses grandes países do mundo já colocaram metas de eficiência energética e prazos finais para venda de veículos pesados, como caminhões de ônibus de baixa emissão.
“A Agência Internacional de Energia/AIE prevê que em 2050 o mundo inteiro vai estar entre 65% e 85% de ônibus elétricos, enquanto a Empresa de Pesquisas Energéticas/EPE diz que o Brasil vai ter entre 10% e 15%. Estamos num descompasso”, diz. (canalenergia)
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