Após imagens vazadas nas redes
sociais, a Suzuki revelou oficialmente a nova geração do S-Cross, equipado
exclusivamente com motorização híbrida leve. Feito na Hungria, o modelo
começará a ser vendido ainda este ano na Europa, ficando para 2022 a chegada ao
mercado latino americano – que pode incluir o Brasil.
O S-Cross mudou bastante em relação ao modelo anterior, deixando no passado o aspecto de minivan para focar em uma aparência mais de SUV – apesar disso, as dimensões são praticamente as mesmas, incluindo o porta-malas, de 430 litros. A única medida diferente é a altura, que passa de 1,60 metros para 1,58 m. Ou seja, o novo é mais baixo do que o antigo.
O design da nova geração é um dos aspectos que mais chamou atenção.
Assim, a aparência de maior
porte é puramente estética, composta por elementos visuais coringas que causam
o efeito. O primeiro deles está na dianteira, mais alta e vertical, mesma
solução do Fiat Pulse. A nova grade com formato hexagonal, as aberturas laterais
e os faróis (de LEDs) espichados em direção às laterais contribuem com o
conjunto.
As laterais ganharam apliques plásticos maiores e mais “quadrados”, outro artifício moderno para garantir mais robustez visual. A traseira tem grandes lanternas em cinza que se ligam por uma barra. Já o interior é típico de um Suzuki, com desenho simples e limpo, sem direito a nem mesmo um quadro de instrumentos digital.
Suzuki S-Cross.
Apesar da aparente simplicidade
do interior, o S-Cross promete ser tecnológico e muito bem equipado. Entre os
equipamentos disponíveis estarão, além dos citados faróis de LED, uma central
multimídia com tela de 9 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, frenagem
automática de emergência, leitura de placas de trânsito e alerta de tráfego
cruzado traseiro.
A lista segue com alerta de saída de faixa, piloto automático adaptativo com sistema stop&go (que chega a parar totalmente o veículo e volta a andar quando o veículo à frente se movimenta), câmera 360° e teto solar panorâmico.
O modelo passa a oferecer uma central multimídia em seu interior.
Ao menos por enquanto, o
S-Cross será equipado exclusivamente com uma motorização híbrida leve, que
combina um motor 1.4 a gasolina a um sistema de 48 volts. O sistema auxilia o motor
a combustão sem tracionar o veículo.
Não há informações sobre possíveis configurações híbridas plug-in ou elétricas do SUV.
Volante multifuncional é utilizado em diversos outros modelos da marca e não há quadro de instrumentos digital.
O conjunto entrega 129 cv 24
kgfm. A Suzuki não detalhou as versões do S-Cross, mas é possível que todas
sejam equipadas com o sistema de tração nas quatro rodas AllGrip, com seletor
de modos de condução.
Segundo a marca, o conjunto permite que o SUV acelere de 0 a 100 km/h em pouco mais de 9,5 segundos e tenha velocidade máxima de 189 km/h.
O crossover, que teve as vendas da atual geração suspensas no Brasil, chega à Europa no final deste ano. (quatrorodas.abril)
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