sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Novo Suzuki S-Cross tem menos jeito de minivan e mais cara de SUV

Com medidas idênticas às do modelo antigo, a nova geração adotou artifícios visuais para repaginar a aparência; motorização é híbrida leve.
O novo S-Cross terá o motor híbrido leve de 48 volts.

Após imagens vazadas nas redes sociais, a Suzuki revelou oficialmente a nova geração do S-Cross, equipado exclusivamente com motorização híbrida leve. Feito na Hungria, o modelo começará a ser vendido ainda este ano na Europa, ficando para 2022 a chegada ao mercado latino americano – que pode incluir o Brasil.

O S-Cross mudou bastante em relação ao modelo anterior, deixando no passado o aspecto de minivan para focar em uma aparência mais de SUV – apesar disso, as dimensões são praticamente as mesmas, incluindo o porta-malas, de 430 litros. A única medida diferente é a altura, que passa de 1,60 metros para 1,58 m. Ou seja, o novo é mais baixo do que o antigo.

O design da nova geração é um dos aspectos que mais chamou atenção.

Assim, a aparência de maior porte é puramente estética, composta por elementos visuais coringas que causam o efeito. O primeiro deles está na dianteira, mais alta e vertical, mesma solução do Fiat Pulse. A nova grade com formato hexagonal, as aberturas laterais e os faróis (de LEDs) espichados em direção às laterais contribuem com o conjunto.

As laterais ganharam apliques plásticos maiores e mais “quadrados”, outro artifício moderno para garantir mais robustez visual. A traseira tem grandes lanternas em cinza que se ligam por uma barra. Já o interior é típico de um Suzuki, com desenho simples e limpo, sem direito a nem mesmo um quadro de instrumentos digital.

Suzuki S-Cross.

Apesar da aparente simplicidade do interior, o S-Cross promete ser tecnológico e muito bem equipado. Entre os equipamentos disponíveis estarão, além dos citados faróis de LED, uma central multimídia com tela de 9 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, frenagem automática de emergência, leitura de placas de trânsito e alerta de tráfego cruzado traseiro.

A lista segue com alerta de saída de faixa, piloto automático adaptativo com sistema stop&go (que chega a parar totalmente o veículo e volta a andar quando o veículo à frente se movimenta), câmera 360° e teto solar panorâmico.

O modelo passa a oferecer uma central multimídia em seu interior.

Ao menos por enquanto, o S-Cross será equipado exclusivamente com uma motorização híbrida leve, que combina um motor 1.4 a gasolina a um sistema de 48 volts. O sistema auxilia o motor a combustão sem tracionar o veículo.

Não há informações sobre possíveis configurações híbridas plug-in ou elétricas do SUV.

Volante multifuncional é utilizado em diversos outros modelos da marca e não há quadro de instrumentos digital.

O conjunto entrega 129 cv 24 kgfm. A Suzuki não detalhou as versões do S-Cross, mas é possível que todas sejam equipadas com o sistema de tração nas quatro rodas AllGrip, com seletor de modos de condução.

Segundo a marca, o conjunto permite que o SUV acelere de 0 a 100 km/h em pouco mais de 9,5 segundos e tenha velocidade máxima de 189 km/h.

O crossover, que teve as vendas da atual geração suspensas no Brasil, chega à Europa no final deste ano. (quatrorodas.abril)

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