A
Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26) terminou na
semana passada e, entre as pautas discutidas, estava o fim da emissão de gases
poluentes pelos automóveis.
Em
10/11/21 foi o dia do evento reservado para falar sobre transporte. Países,
cidades e montadoras firmaram um acordo, proposto pelo Reino Unido, de encerrar
as vendas de carros a combustão até 2040.
A
proibição busca atingir as metas do Acordo de Paris. Para isso, os países e
montadoras devem suspender toda a venda de modelos a combustão, incluindo os
híbridos, entre 2035 e 2040. Já as prefeituras signatárias, se comprometeram em
trocar toda sua frota própria, incluindo o transporte público, por veículos que
não emitem gases poluentes.
São
Paulo entra no acordo, mas Brasil não
São
Paulo foi uma das 39 cidades que assinaram o acordo. Junto com outras como,
Buenos Aires, Seul e Nova Iorque, a capital paulista vai atualizar seus
veículos e incentivar a venda de automóveis não poluentes até o prazo
estabelecido.
Para alcançar a meta, a prefeitura paulistana alterou seu antigo plano de substituição de frota. A ideia era que 18% do total dos ônibus municipais fosse composto por elétricos. Agora, a ideia é chegar próximo aos 20% até 2024. Para isso, o governo da cidade pretende adicionar 2,6 mil novos EVs à frota atual, que é composta por 1,6% de veículos elétricos.
A Mercedes vai fabricar seu primeiro ônibus elétrico no Brasil e São Paulo é a primeira cidade que irá adicionar o modelo à sua frota.
O
Brasil não está entre os países que se comprometeram em cessar as vendas de
carros a combustão. Outras nações, que também não assinaram o acordo, estão
entre os mercados mais importantes da indústria automotiva, como China, Estados
Unidos, França, Alemanha e Japão. Índia, Noruega e Holanda estão entre as quase
30 nações que concordaram com a proposta.
Entre
as montadoras, não houve unanimidade. General Motors, Ford, Mercedes-Benz, BYD,
Volvo e Jaguar Land Rover estão entre as empresas que pretendem encerrar a
venda e produção de veículos a combustão até 2040. Algumas se comprometeram em
atingir a meta nos “mercados líderes” até 2035.
Porém,
a Toyota e a Volkswagen estão entre as marcas que não concordaram com a
proposta do Reino Unido. Em entrevista à Reuters, um porta-voz da marca
japonesa disse que “o mundo não está pronto para carros com emissão zero”.
Segundo ele, isso deve-se ao fato de que algumas regiões ainda não têm a
infraestrutura necessária para implementar essa tecnologia.
“[…] em muitas áreas do Mundo, tais como na Ásia, África e Oriente Médio, ainda não foi estabelecido um ambiente adequado para promover o transporte com emissão zero total. […] Achamos que levará mais tempo para progredir. Portanto, é difícil para nós comprometermo-nos com a declaração conjunta nesta fase”, explicou o porta-voz.
Toyota tem oferta enorme de carros híbridos e híbridos plug-in.
A
VW, praticamente, explicou a sua não colaboração da mesma forma, alegando que a
adoção do carro elétrico “varia de região para região”. Herbert Deiss,
presidente da empresa, acrescentou ainda dizendo que “faz sentido usar
combustíveis sintéticos em algumas regiões, como a América Latina, em 2035”.
Vale
lembrar que o acordo proposto menciona o fim de todos os veículos de passeio e
caminhonetes que tenham alguma emissão de carbono, agregando também aqueles
movidos a combustíveis sintéticos, que emitem uma quantidade inferior de CO2 na
atmosfera, se comparado aos fósseis. (quatrorodas.abril)
Nenhum comentário:
Postar um comentário