Citroen
Ami, carro elétrico que não precisa de CNH, pode vir ao Brasil.
O
carro elétrico, independentemente da marca, costuma chamar a atenção pela forte
aceleração e o torque imediato, mas o Citroen Ami, que pode ser lançado no
Brasil pela marca francesa em um futuro próximo, não tem nada disso. Muito pelo
contrário.
O
modelo francês é um dos carros elétricos mais lentos do mundo e, na Europa,
sequer é considerado como tal, e sim um quadriciclo. Por conta disso, não
requer que o motorista tenha uma CNH comum, bastando uma licença conhecida como
AM.
A
licença AM é oferecida para os condutores que tenham idade mínima de 14 anos
(no Brasil seria a partir de 16 anos) e desejam conduzir motocicletas e
quadriciclos leves, com potência menor do que 50 cm³. E é nesse módulo que o
Citroen Ami se enquadra.
O
modelo tem sob o capô uma bateria de 5,5 kWh, que dá a ele autonomia de 70
quilômetros. O motor elétrico, por sua vez, é de apenas 8cv, o que resulta em
uma velocidade máxima de 45 km/h.
O
simpático carro elétrico (ou quadriciclo, se preferir) é sucesso de vendas na
Europa, principalmente entre os jovens, pois é disponibilizado por valores em
torno de R$ 127 mensais, após pagamento de uma taxa inicial de cerca de R$ 21.800.
Por
conta desse sucesso, Vanessa Castanho, presidente da Citroën para a América
Latina, confessou ao InsideEVs que pensa em trazer o modelo para o Brasil, mas
admitiu que precisa, primeiro, verificar como funcionará a legislação.
Caso
seja enquadrado como carro no país, ele teria, obrigatoriamente, que ser
equipado com airbags duplo, o que aumentaria o custo e, possivelmente,
inviabilizaria seu lançamento por aqui.
"Não
tem como a gente não querer ter o Ami na América Latina e aqui no Brasil",
comentou a executiva.
Polícia e Autoescolas
Guarda Costeira e polícia na Grécia contam com o Ami.
O carro elétrico mais lento do mundo também já está sendo utilizado para outras duas funcionalidades bem distintas na Europa. Em parceria com a Sojadis, a Citroen já disponibilizou o modelo para autoescolas, com direito à instalação de pedais de acelerador e freio para o instrutor.
Versão do Citroen Ami para Auto Escola tem pedais na direita.
Em
Chalki, ilha situada próxima ao Mar Egeu, na Grécia, o modelo faz,
oficialmente, parte da frota policial da área. O simpático Citroen Ami foi
personalizado para equipar as rondas da Guarda Costeira e da polícia local. Os
carros foram locados gratuitamente por 48 meses às autoridades. (yahoo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário