Segundo Ian Coke, diretor de
qualidade da Pirelli, “se você teve um EV há alguns anos, certamente trocou os
pneus duas vezes”. Isso, no entanto, está prestes a mudar, graças a novas
tecnologias.
Peso do carro elétrico
O carro elétrico, seja ele de qual modelo for, é muito mais pesado do que um carro comum, principalmente por conta das baterias. Um Peugeot 208 a combustão, por exemplo, pesa 1.095 kg, contra 1.526 kg da versão elétrica. O JAC T60 Turbo, SUV chinês irmão do E-JS4, por sua vez, pesa 1.365 kg contra 1.690.
Peso do E-JS4, versão elétrica do SUV da JAC, é maior do que a variante a combustão.
“Tivemos que introduzir um novo
índice de carga para poder suportar o peso desses veículos. Isso é feito
reforçando a construção da parede lateral e usando tecidos sintéticos” explicou
Coke.
De acordo com a Pirelli, o pneu
HL (High Load, ou Carga Alta, na tradução literal), aguenta até 20% a mais de
peso, e já foi testado em modelos como Lucid Air e Tesla, sem perder qualidade.
Desempenho
Além de encontrar uma solução para aguentar o maior peso de um carro elétrico, os fabricantes de pneus não podem se esquecer de manter uma das características que mais chamam a atenção nesse tipo de veículo: o desempenho.
Lucid Air foi um dos primeiros carros elétricos a usar pneus projetados pela Pirelli.
Apesar de ser um carro mais
pesado, o elétrico tem torque imediato, ou seja, exige mais aderência dos
pneus. Segundo Pierangelo Misani, vice-presidente de produtos da Pirelli, uma
das maiores fabricantes de compostos do mundo, esse problema foi contornado com
muita tecnologia.
“Usamos o que há de melhor em
construção, especialmente compostos de sílica de alto teor. A atenção que
dedicamos a todas as novas formas de mobilidade sustentável nos leva agora a
uma tecnologia capaz de antecipar as demandas futuras dos fabricantes de
automóveis por seus novos veículos elétricos e híbridos, que exigem cada vez
mais um desempenho especializado dos pneus”, explicou.
Silêncio
O último dos problemas que precisou ser resolvido pelos fabricantes de pneus para um carro elétrico foi encontrar uma fórmula para manter outra grande atração de quem usa esse tipo de veículo: o silêncio.
Em um comunicado oficial, a
Pirelli explicou como conseguiu projetar um composto capaz de atender a mais
essa exigência e, mesmo com todo o peso e a potência de um carro elétrico,
evitar que o atrito dos pneus com o solo provocasse ruídos que estragassem a
experiência ao volante.
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