A
Volkswagen realizou um evento fechado para a imprensa em 06/12/21 para dar
início à ID Week (Semana ID) e, com isso, apresentar dois modelos elétricos que
podem (e devem) chegar ao Brasil em um futuro próximo.
Duas
unidades do ID.3, uma delas estática, e duas do ID.4 foram as principais
atrações no Jockey Clube de São Paulo, e o Canaltech pôde experimentar ambos em
um teste-drive “relâmpago”, de cerca de 5 minutos, no entorno da sede do
evento.
A
montadora não forneceu informações sobre preço, data de lançamento ou versões
dos carros elétricos que serão disponibilizadas em território brasileiro, mas
deve fazer isso nos próximos meses, quando terminar o que Pablo Di Si,
presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina, chamou de “clínicas”.
No
bate-papo reservado com a reportagem do Canaltech, mesmo não confirmando de
forma oficial, Pablo Di Si deu a entender que o ID.3 e o ID.4 devem mesmo ser
os escolhidos para inaugurar a “família elétrica” da marca alemã no Brasil.
“O
brasileiro olha muito o design como primeiro atributo, e olha a conectividade.
São duas coisas que o ID.3 e o ID.4 têm, então já saímos bem. Aí você coloca
silêncio, espaço interno, conforto e prazer de dirigir. Acho que os dois podem
se dar muito bem no Brasil e na América Latina”.
O
executivo admitiu que a infraestrutura do país para veículos elétricos ainda
não é a ideal, mas não viu isso como um problema para que a marca efetivamente
aposte no segmento em breve.
“No
Brasil talvez demore um pouquinho mais do que nos Estados Unidos e na Europa,
pois o Brasil é um continente. Se eu estiver errado e infra ficar pronta em 2
anos, é só importar. A parte mais fácil é importar 200 mil, 500 mil carros. O
line-up da VW é um dos mais abrangentes do mundo”, concluiu.
ID.3: o caçula da família elétrica Volkswagen
ID.3 mostrado à imprensa tinha 204 cavalos de potência e muita tecnologia.
O
ID.3 pode ser considerado o caçulinha da família elétrica Volkswagen, pois é o
que tem as menores dimensões. A aposta da marca alemã para cativar os órfãos do
Golf tem 4,26 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,55 m de altura, com 2,76
m de distância entre eixos.
Apesar
do tamanho similar ao do irmão a combustão, o peso é sensivelmente maior por
conta das baterias. O ID.3 carrega 1.719 kg e, para isso, foi equipado com três
tipos de bateria e três níveis de potência.
Construído
sob a plataforma MEB, ele oferece três conjuntos: 45 kWh, com autonomia para
330 km; 58 kWh (420 km) ou 77 kWh (550 km). Em termos de potência, o cliente
poderá escolher modelos com 145, 204 ou 299 cavalos. O exposto no evento foi o
de 204 cavalos e 58 kWh.
O
pacote de acessórios também será dividido em versões, com a básica oferecendo
sistema de navegação nativo, aquecimento dos bancos e cabo de carga, enquanto a
mais completa acrescentará ainda piloto automático, câmera de ré, iluminação
ambiente e outros mimos.
ID.4: SUV elétrico promete chacoalhar o mercado
ID.4 é o SUV elétrico da Volkswagen cotado para vir ao Brasil.
O
segundo da família elétrica que deve ser confirmado pela Volkswagen para o
mercado brasileiro em 2022 é o ID.4. Ele já tinha dado as caras por aqui no
início de novembro, como atração do Boat Show, evento realizado em São Paulo.
Agora, deu mais um passo para ficar em definitivo por aqui.
O
ID.4 é maior do que o irmão em todas as dimensões. Ele mede 4,58 m de
comprimento, 1,85 m de largura, 1,64 m de altura e entre-eixos de 2,77 m. O
modelo que ficou estático no pavilhão no mês passado também é mais potente que
o ID.3.
Ele
tem um conjunto de baterias de 77 kWh, que oferece uma autonomia de até 522 km
no ciclo europeu (WLTP) e oferece potência de 204 cavalos. Há ainda versões com
148 ou 170 cavalos na variante “normal” do ID.4.
O
modelo esportivo (ID.4 GTX), por sua vez, chega a 299 cv, com torque imediato
de 46,9 kgfm, por conta de um segundo motor, instalado na frente do veículo.
De
acordo com a marca, independentemente do modelo do ID.4, bastam 30 minutos de
recarga rápida para recuperar até 80% da bateria (considerando uma recarga DC,
de 100 kW).
Assista
ao vídeo e dê a primeira olhada no ID.3 e no ID.4, elétricos da Volkswagen: https://www.youtube.com/watch?v=rCK54zV5iOY. (yahoo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário