A Hitachi Energy e a Petrofac
foram selecionadas pela operadora de sistemas de transmissão holandesa-alemã
TenneT para o fornecimento de diversas estações conversoras de corrente
contínua de alta tensão (HVDC) offshore e onshore e infraestrutura associada
para acelerar a integração de energias renováveis em massa nas redes de energia
europeias.
O acordo de €$ 13 bilhões é o maior já feito na história da Hitachi
e tem como objetivo principal a implementação de seis sistemas de integração de
energia renovável em tempo recorde, dos quais cinco irão conectar parques
eólicos offshore à rede holandesa e o sexto à rede alemã. Cada um terá 2 GW e
um nível de tensão de 525 kV, considerado uma inovação mundial para o segmento.
A parceria entre as empresas permitirá que ambas estruturem o planejamento da operação com antecedência e aumentem sua força de trabalho e capacidade de fabricação em tempo hábil, além de treinar seus funcionários com as habilidades necessárias no setor ao mesmo tempo em que capturam sinergias entre os sucessivos projetos para atender às datas em serviço.
Enquanto a Hitachi fornecerá suas estações conversoras HVDC Light, que convertem energia CA para CC offshore e CC para CA onshore, a Petrofac se encarregará da engenharia, aquisição, construção e instalação (EPCI) das plataformas offshore e dos elementos das estações conversoras onshore. O primeiro contrato do acordo, para o projeto Ijmuiden Ver Alpha, foi concedido de imediato. O segundo, Nederwiek 1, deverá ser concedido no final do ano. A estrutura também inclui Doordewind 1, Doordewind 2, Nederwiek 3 e LanWin5, com previsão de concessão entre 2024-2026.
“Este modelo de negócios inovador estabelecerá o rumo para a integração de uma enorme quantidade de energia eólica offshore e dará visibilidade ao futuro. Na verdade já estamos contratando para expandir nossa capacidade de entrega global e cumprir efetivamente estas e outras encomendas”, comentou o diretor-geral de Grid Integration da Hitachi Energy, Niklas Persson.
A Hitachi Energy e a Petrofac começaram a trabalhar juntas em junho/2022 para fornecer integração conjunta da rede e soluções de infraestrutura associadas para apoiar o Programa 2 GW da TenneT.2. No mesmo ano, a Alemanha, Holanda, Dinamarca e Bélgica concordaram em instalar pelo menos 65 GW de eólica offshore combinados até 2030, anunciados com a Declaração Intergovernamental de Esbjerg. Com 40 GW, quase ⅔ desta capacidade são da TenneT, sendo que os setores alemães e holandeses do Mar do Norte contam com 20 20 GW cada. (canalenergia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário