Parece que o frisson, o
encantamento, que muitos têm pelo carro elétrico está se esvaecendo em todo o
mundo. A verdade é que esse tipo de veículo é muito vantajoso no plano das
ideias, com sua economia, tecnologia e impacto reduzido ao meio ambiente. Entretanto,
na prática, a história é outra.
Segundo uma nova pesquisa da
McKinsey & Co., empresa de consultoria empresarial americana, 46% dos donos
de veículos elétricos nos EUA escolherão um automóvel a combustão na sua
próxima compra. O estudo contou com mais de 30.000 participantes em 15 países,
que correspondem a mais de 80% do volume de vendas mundiais.
Já pensando em uma escala global, cerca de 29% dos proprietários de EVs vão optar pelo motor a combustão em sua próxima compra. Há também um grupo considerável que rejeita totalmente esse tipo de veículo, ele corresponde a 21% dos participantes de todo o mundo.
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Infraestrutura, ou a falta
dela, é o calcanhar de Aquiles
No estudo, o principal fator
apontado para essa rejeição sobre o carro elétrico é a situação da
infraestrutura pública de carregamento, ou em muitos casos a falta dela. Além
disso, também são citados com frequência os elevados custos de manutenção e a
necessidade de um automóvel mais adequado para viagens longas.
Nos EUA, o resultado da
pesquisa mostra que quase 1 em cada 2 proprietários foram prejudicados pela
lenta implementação do programa americano de infraestrutura de EVS elaborado
pelo departamento de energia estadunidense. Em escala global, apenas 9% dos
participantes estão satisfeitos com a expansão da rede pública de carregamento
em seu país ou região.
Outra informação coletada é que a média da expectativa de autonomia mínima entre os consumidores cresceu de 435 km para 469 km.
Híbridos plug-in, a depender do modelo podem ter 150 km de autonomia, além do motor a combustão.
Apesar da insatisfação dos
que já possuem EVS, cerca de 38% dos proprietários de carros a combustão
consideram comprar um híbrido ou um elétrico. Esse número representa um aumento
de 1% em comparação a 2 anos atrás. (MSN)
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