Não bastando apenas o fato
dos preços mais acessíveis e a não necessidade de carregadores, os híbridos
podem ser ainda mais sustentáveis que os elétricos – segundo relatório do
Conselho Americano para uma Economia Eficiente em Energia, o carro “mais ecológico”
da América é o Toyota Prius Prime SE (um híbrido).
Os híbridos oferecem alguns dos benefícios dos elétricos - custos mais baixos de combustível, menos poluição - sem despertar a ansiedade quanto a encontrar um carregador ou ficar sem energia em uma longa viagem.
General Motors planeja começar a vender híbridos nos EUA pela primeira vez desde que abandonou o Chevy Volt.
“Os híbridos são a porta de
entrada para a transição” para os carros elétricos, disse Stephanie Valdez
Streaty, diretora da consultoria Cox Automotive. “É uma boa opção para os
consumidores que não estão prontos para comprar um elétrico”.
Os americanos estão mais
hesitantes em comprar carros elétricos agora do que há um ano, de acordo com
uma pesquisa do Gallup de março, que constatou que apenas 44% dos adultos
americanos dizem que considerariam comprar um elétrico no futuro, em comparação
com 55% no ano passado.
Os preços altos e as
preocupações com o carregamento são consistentemente classificados como os
maiores obstáculos para os veículos elétricos, mas o partidarismo político está
começando a influenciar. Os republicanos têm menos probabilidade de comprar um
carro elétrico do que os democratas.
Essa mudança de atitude
coincide com uma desaceleração nas vendas de carros e caminhões elétricos. Os
americanos compraram menos desses veículos no primeiro trimestre de 2024 do que
no trimestre anterior - a primeira queda desde que a pandemia lançou a economia
no caos em 2020.
Enquanto isso, os híbridos continuam se tornando mais populares. No último ano, os híbridos aumentaram sua participação no mercado, mesmo com a estagnação dos veículos elétricos.
Os prós e contras dos híbridos
Os carros híbridos oferecem
algumas vantagens sobre os elétricos. Em geral, eles são mais baratos e podem
abastecer com gasolina para dirigir longas distâncias sem carga. “Você não
precisa mudar nada em seu estilo de vida”, disse Valdez Streaty.
Vídeo relacionado: Elétrico,
esportivo e off-road carro futurista é criado por designer famoso: https://youtu.be/sRNxaBvlI98
Mas os híbridos têm muitas
desvantagens. O fato de ter dois sistemas de energia separados, um elétrico e
outro a gasolina, significa mais desafios de manutenção, e o funcionamento com
gasolina é mais caro do que com eletricidade.
Além disso, continuar a
queimar gasolina no longo prazo não ajudará a evitar os efeitos mais
catastróficos da mudança climática. As novas regras federais de poluição de
automóveis permitirão que as montadoras mudem de motores a gasolina pura para
híbridos no curto prazo, mas, por fim, as regras empurrarão todas as montadoras
para veículos elétricos após 2030.
Atualmente, a decisão se
resume às circunstâncias individuais dos compradores de automóveis, de acordo
com Valdez Streaty. Para aqueles que, em sua maioria, percorrem distâncias
curtas, têm acesso a estações de recarga nas proximidades ou em casa e podem se
dar ao luxo de gastar um pouco mais no início para economizar combustível mais
tarde, os elétricos fazem sentido, disse ela. Para aqueles que dirigem longas
distâncias e não têm estações de recarga em sua área, um híbrido é uma boa
opção.
“Veremos uma mistura de híbridos e elétricos, e isso dependerá de sua situação”, disse.
Mais modelos híbridos chegam às concessionárias
O americano que pensa em
comprar um híbrido terá muitas opções. Os fabricantes de automóveis estão
inundando o mercado com novos modelos híbridos e recuando em alguns de seus
planos mais ambiciosos para aumentar a produção de veículos elétricos.
Este ano, a Ford adiou seus
planos para novos modelos de picapes e SUVs elétricos e anunciou que
desenvolverá versões híbridas de todos os seus modelos até 2030. A General
Motors - que se comprometeu a vender somente veículos elétricos até 2035 -
agora planeja começar a vender híbridos nos Estados Unidos pela primeira vez
desde que abandonou o Chevy Volt, em 2019.
Enquanto isso, a Toyota - fabricante do híbrido por excelência, o Prius - manteve sua estratégia de priorizar os híbridos, mesmo quando outras montadoras apostaram seu futuro nos veículos elétricos, e foi recompensada com vendas e lucros recordes.
“Os fabricantes estão determinando: Onde está a demanda por veículos elétricos? E como posso mudar para apoiar a maior demanda por híbridos?”, disse Valdez Streaty. (msn)
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