O biodiesel B100 tem demonstrado ser uma das soluções mais viáveis para a descarbonização do transporte rodoviário no Brasil. Embora ainda não esteja disponível comercialmente, seu uso tem apresentado resultados cada vez mais atrativos, especialmente na redução das emissões de CO2.
Recentemente, a engenharia da Scania homologou um laudo apontando que o biodiesel B100 emite até 95% menos gases poluentes. E, além disso, o combustível mantém o torque, desempenho e funcionamento do caminhão igual em relação ao uso do diesel fóssil.
O veículo utilizado no teste foi um Scania R 500 fabricado em 2019, de propriedade do Grupo Potencial. Originalmente, o caminhão tem motor Euro 5, mas para a experiência foi preparado para rodar com biodiesel B100. A transformação ocorreu na concessionária Scania Cotrasa, em Curitiba/PR.
Teste revela que biodiesel 100% (B100) tem rendimento equivalente ao diesel fóssil 50 mil quilômetros.
Após rodar seis meses e 50 mil quilômetros abastecido com biodiesel B100, e 47 toneladas de carga, o relatório apresentado pela Cotrasa apontou consumo 2,23% menor que o caminhão movido ao diesel fóssil.
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