terça-feira, 30 de novembro de 2010

Energia eólica terá banco de dados

O mercado de energia eólica ganhará uma boa referência. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) informou que receberá, a partir de fevereiro de 2011, as primeiras informações do banco de dados de geração eólica. Segundo a entidade, a solução será montada a partir da implementação dos parques eólicos negociados nos leilões de energia de dezembro de 2009 e agosto de 2010.
O banco de dados permitirá um inventário do potencial brasileiro de produção de energia dos ventos, permitindo, entre outros benefícios, a análise integrada do comportamento comum entre a geração eólica e a geração hidrelétrica. Via internet, os investidores repassarão, quinzenalmente, médias de medição efetuadas a cada 10 minutos. As informações que farão parte desse monitoramento agregam os seguintes dados: velocidade e direção dos ventos, temperatura local, umidade relativa do ar e pressão atmosférica.
O primeiro dos 71 parques negociados no Leilão de Reserva de 2009 fará o envio dos dados à EPE a partir de 16 de fevereiro de 2011 – cada parque começará a enviar as informações seis meses antes da entrada em operação. A EPE se reuniu em 8 de novembro de 2010, com os responsáveis técnicos dos parques eólicos vencedores do leilão de 2009. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: