quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Cooperação técnica em bioenergia

UNESP prepara cooperação técnica em bioenergia com Cuba
Desenvolver pesquisas para a produção sustentável de energia. Este é o objetivo do acordo de cooperação técnica que a Universidade Estadual Paulista (UNESP) e o Instituto Cubano de Pesquisa dos Derivados da Cana-de-Açúcar (ICIDCA) estão negociando. A parceria vai envolver itens como biomassa para bioenergia; produção de bioenergia; aplicação de biocombustíveis em motores; biorrefinaria; alcoolquímica e oleoquímica; impactos ambientais, socioeconômicos e sustentabilidade.
“Buscamos parceiros no desenvolvimento de tecnologias limpas para a produção de energia”, salientou a pró-reitora de Pesquisa, Maria José Soares Mendes Giannini. “Nosso foco é trabalhar os resíduos de forma sustentável, unindo especialistas das duas instituições.”, acrescenta a pró-reitora, que fez o anúncio no dia 10 de maio, durante o Fórum Internacional de Pesquisa em Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Para a cooperação, os temas foram propostos pelo professor Nelson Ramos Stradiotto, do Instituto de Química, no campus de Araraquara. “Os eixos correspondem às divisões do Centro, o que nos permite ter a troca de saberes em toda a cadeia produtiva”, afirmou. “Nossa intenção é fortalecer o núcleo, criando um centro internacional de referência na área”, diz o professor, que coordena o Centro de Pesquisa de Bioenergia da Unesp.
A entidade integra o Centro Paulista de Pesquisa em Bioenergia, criado pelo governo estadual em dezembro de 2009, com participação das três universidades estaduais e da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). (ambienteenergia.com.br)

Nenhum comentário: