quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Soluções para pesquisa sobre etanol

Bioenergia: soluções para pesquisa sobre etanol de segunda geração
Da Agência Ambiente Energia - O segmento de etanol de segunda geração está na mira da Acatec, que representa no Brasil fornecedores dos Estados Unidos e do Canadá de soluções de análise científica para esta área. Com foco em centros de pesquisas e laboratórios de universidades brasileiras que estudam a produção de etanol celulósico, a empresa estima fechar este ano com um faturamento 30% maior. A empresa também fabrica instrumentos para análise de teor de sacarose da cana-de-açúcar, voltados para usinas de produção de açúcar e álcool.
“Hoje, muitas universidades estão fazendo pesquisas sobre combustível de segunda geração, produzido a partir de fibras de vegetais”, comenta Affonso Celso de Aquino, diretor da Acatec, empresa fundada em 1971, que acompanhou de perto a evolução do programa brasileiro Proalcool. Um dos principais clientes da Acatec é o Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), para o qual já negociou um conjunto de equipamentos, entre eles o chamado filtro semi-industrial voltado para pesquisa do etanol de segunda geração.
Fabricado pela Pope Scientific, dos Estados Unidos, o equipamento chamado de Nutsche permite reter partículas sólids nos processos de aprimoramento de novas tecnologias para a produção de etanol, como a hidrólise do bagaço e o uso da palha para a produção de energia. “O CTBE é um dos principais parceiros tecnológicos da Acatec. É um centro de referência para pesquisas sobre etanol de segunda geração, cujos resultados, certamente, chegarão depois para as indústrias”, comenta o executivo, de olho também nas oportunidades de negócios oferecidades pelos laboratórios de universidades federais.
Outro produto da Pope Scientific que a Acatec representa no Brasil é o reator piloto para produção semi-industrial, indicado para decomposição da estrutura celular da matéria orgânica, que trabalha com maiores volumes de materiais analisados. O catálogo de produtos da Pope conta ainda com evaporadores e destiladores utilizados após o processo de fermentação para separar as substâncias usadas para pesquisa e produção do biocombustível.
A empresa também representa a norte-americana Parr Instrument Company, fabricante de reator de laboratório, que desempenha função similar ao do produto da Pope, só que trabalhando com um menor volume de material orgânico analisado. Da Conviron, do Canadá, a Acatec forne no Brasil câmaras de crescimento de plantas, equipamentos que fazem testes de temperatura, luminosidade e umidade nas pesquisas para o desenvolvimento e avaliação da eficiência de novas cultivares. A empresa também fornece produtos da norte-americana Spex.
Além de representar fabricantes mundiais de vários setores como o de biocombustíveis, petroquímico, petrolífero, automobilístico, alimentício e farmacêutico, por exemplo, a Acatec fabrica sacarímetros e refratômetros, soluções utilizadas para a análise do teor de sacarose da cana-de-açúcar e da qualidade do açúcar após o processo industrial. A empresa tem uma base de mil equipamentos instalados em usinas de açúcar, etanol e destilarias do país. “São produtos que auxiliam na qualidade da cana”, diz o executivo. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: