quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Agricultores e as fazendas de vento

Agricultores ganham com as fazendas de vento
Além dos produtores de energia e dos fabricantes de aerogeradores, agricultores começam a se beneficiar com a iminente produção de energia eólica na Bahia.
Os proprietários dos terrenos onde estão sendo instalados os geradores, em geral pequenos produtores da agricultura familiar, vão receber entre R$ 5 mil e R$ 8 mil por ano por gerador e valor semelhante por hectare de terra utilizado. "É o pré-sal do sertão", comemora o vice-governador baiano e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar.
De acordo com ele, estão no semiárido baiano 258 dos 417 municípios do Estado - e a maior parte deles tem potencial de produção de energia eólica. "A chegada dessa tecnologia representa uma revolução na vida dessas pessoas. Estamos criando fazendas de vento", diz Alencar. Em Brotas de Macaúbas, município da Chapada Diamantina onde será inaugurado, no início do próximo ano, o primeiro parque eólico da Bahia, por exemplo, a principal atividade nas áreas onde foram instaladas as torres é o cultivo de mandioca.
"Os agricultores ganham de várias formas: o governo fornece infraestrutura para a chegada dos investimentos, há a criação de postos de trabalho durante a implantação do parque e, com o início da operação, tem o pagamento dos royalties. Tudo muda com a chegada de um empreendimento como esse", diz Alencar. (OESP)

Nenhum comentário: