sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Smart grid: EDP e USP fazem acordo

Smart grid: EDP e USP fazem acordo
A EDP no Brasil assinou acordo de cooperação com a Universidade de São Paulo (USP) para o desenvolvimento da tecnologia de redes inteligentes de distribuição de energia. Firmado na última semana, o termo possui duração de cinco anos e terá como áreas prioritárias de desenvolvimento a geração distribuída, eficiência energética, iluminação pública eficiente, opções tarifárias, sistemas de gestão de consumo, automação de redes e aquecimento solar de baixo custo para população de baixa renda.
A parceria prevê a realização de estudos conjuntos para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções de smart grid. A ação em redes inteligentes integra a estratégia mundial de investimento em inovação da empresa. “A parceria estabelecida visa o aprofundamento dos estudos sobre smart grids para distribuição de eletricidade no Brasil, unindo a experiência e a capacidade de inovação da EDP com a capacidade de geração de conhecimento da USP na procura de soluções inovadoras”, disse o diretor-presidente da EDP no Brasil, António Pita de Abreu.
Recentemente, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) homologou um medidor inteligente de energia desenvolvido pela EDP no Brasil com tecnologia nacional. Os equipamentos permitem que o consumidor acompanhe o consumo de sua residência em tempo real e que as informações possam ser direcionadas a centros de gerenciamento e controle. Os equipamentos estão sendo implantados na cidade de Aparecida, na região do Vale do Paraíba, área de concessão da EDP Bandeirante, como parte do projeto-piloto da primeira ‘Cidade Inteligente’ do estado de São Paulo. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: