sábado, 12 de novembro de 2011

Demanda de energia aumentará 40% até 2035

Demanda de energia deve subir 40% até 2035
A energia ficará absurdamente mais cara e poluidora se os governos não promoverem o uso de energia renovável e nuclear nas próximas décadas em vez de utilizar carvão. É o que diz o relatório anual da Agência Internacional de Energia (EIA, em Inglês).
A demanda global por energia deve aumentar 40% até 2035 e o  consumo subirá impulsionado por economias emergentes, como a China. Tendo em vista esse cenário, a EIA ressalta que é urgente firmar um acordo internacinal climático para evitar os impactos do aquecimento global.
“Se não tivermos um acordo rápido e se não dermos um grande impulso em investimentos na área de tecnologias limpas até 2017, a porta a 2º C será fechada para sempre”, disse Fatih Birol, economista chefe da IEA. Para os cientistas, será desastroso se as temperaturas do planeta aumentarem 2º C, haverá mais enchentes, tempestades e desertificação.
O Greenpeace, contrário ao uso de energia nuclear, disse que a combinação de eficiência energética e o uso de energias renováveis seria o caminho a seguir e poderia levar a uma eliminação da energia nuclear até 2035, reduzindo custos de eletricidade e emissões de carbono. (OESP)

Nenhum comentário: