terça-feira, 8 de novembro de 2011

Referência para capacitação em solar

A Eletrobras inaugurou em 04/10/11 em Salvador, o Centro de Capacitação em Energia Solar da Bahia, parte da Rede Eletrobras Procel Solar. O objetivo da rede é capacitar técnicos e realizar levantamentos nas residências de modo a avaliar o uso do aquecimento solar de água pelas famílias. Este é o segundo centro do tipo inaugurado este ano pela Eletrobras – o primeiro foi em Belo Horizonte.
O centro é fruto de parceria da Eletrobras/Procel com o Centro Universitário UNA, de Belo Horizonte, e o Instituto Federal da Bahia (IFBa). Para Marilda Guimarães, coordenadora da Rede Eletrobras Procel Solar no Nordeste, a instituição será importante na disseminação do uso de energia solar térmica e trará benefícios socioambientais para a região, graças ao trabalho de pesquisa e à capacitação de mão de obra.
Além dos centros na Bahia e em Minas, a Rede Eletrobras Procel terá ainda outros cinco, localizados em Belém, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis. A coordenação nacional do projeto é da Eletrobras e do Centro Universitário UNA, entidade que é referência em estudos e pesquisas de energia solar e será responsável pela cooperação técnica, didática e científica em cada centro. A meta do projeto é capacitar, no total, dois mil alunos em cinco anos.
Além de capacitar mão de obra, os centros têm, também, o objetivo de medir e verificar instalações de aquecimento solar, visando avaliar os benefícios e monitorar o uso da energia nas famílias inscritas no programa federal “Minha Casa, Minha Vida”. A partir deste ano, as residências construídas no âmbito do programa possuem, obrigatoriamente, os coletores solares para aquecimento de água. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: