Alemanha manda recolher 238 mil carros da
Mercedes-Benz por mascarar poluentes.
O Ministério dos Transportes da Alemanha ordenou a
retirada de 238 mil carros a diesel da fabricante Daimler (dona da Mercedes-Benz),
por causa de software que mascara o volume de emissão de poluentes.
O utilitário de luxo Mercedes-Benz GLC.
"O governo vai ordenar que 238 mil veículos
Daimler sejam imediatamente chamados para recall na Alemanha por causa de
dispositivos não autorizados", disse o Ministério de Transportes da
Alemanha em comunicado.
O jornal alemão Bild am Sonntag disse, em reportagem
de 11/06/18, que até 1 milhão de carros da montadora Daimler podem ter o
sistema de medição de emissão de poluentes fraudado.
Elżbieta Bieńkowska, comissária da Indústria da
Europa, afirmou pelo Twitter que todos os 28 estados membros da União Europeia
deveriam emitir recalls obrigatórios, o que levaria o total a 774 mil veículos.
“O escândalo do diesel ainda não acabou”, acrescentou ela.
A Alemanha só pode ordenar o recall de veículos
dentro de suas próprias fronteiras.
Após a publicação da reportagem, o
presidente-executivo da Daimler, Dieter Zetsch, se reuniu por duas horas com o
Ministro dos Transportes da Alemanha. A empresa confirma o recall e se
comprometeu a retirar o software que prejudica a medição correta da emissão de
poluentes.
Segundo a Reuters, o programa de computador
investigado é desativado muito cedo e sem motivo. O erro foi descoberto pela
KBA (autoridade de transportes automotivos do país). A entidade disse que tais
dispositivos eram "inadmissíveis" nos motores Mercedes-Benz.
Fabricantes de automóveis usam programas de
computador para gerenciar a filtragem de emissões e o desempenho do motor.
Os principais modelos afetados são as versões a
diesel da van Vito, da Mercedes-Benz, do sedan Mercedes C-Class, e os
utilitários (SUV) da linha GLC. Cerca de 238 mil desses carros circulam na
Alemanha.
A Daimler, como outros fabricantes de carros, usa
líquidos de nitrato de ureia para neutralizar as emissões de óxido de
nitrogênio nos gases de escapamento. No entanto, a autoridade de veículos
automotivos da Alemanha, a KBA, questionou os recursos de controle de emissões
em meio a suspeitas de que eles permitem que os veículos emitam excesso de
poluição sem detecção.
Volkswagen
O escândalo de emissões ronda a indústria
automobilística alemã desde setembro de 2015, quando a Volkswagen admitiu usar
um software que pode dizer quando um veículo a diesel é testado e temporariamente
reduzir suas emissões tóxicas para aprovar as regulamentações dos Estados
Unidos.
Montadora Mercedes-Benz
Em 11/06/18 o presidente da Audi, Rupert Stadler foi
incluído na lista de acusados de fraude e falsificação de documentos. As
autoridades de Munique realizaram buscas no apartamento de Standler e de outro
executivo da empresa, cujo nome não foi divulgado.
Ambos se unem ao ex-presidente-executivo da Volkswagen,
Martin Winterkorn, e outros vinte executivos investigados acusados de conspirar
para fraudar o governo dos Estados Unidos quanto à aplicação dos padrões de
emissões de poluentes estabelecidos pela Lei do Ar Limpo.
Empresa e executivos já pagaram quase US$ 25 milhões
em multas. (biodieselbr)
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