Solução da Sindustrial
chegará ao mercado em 2020 utilizando corrente contínua para recarregar
veículos entre 20 minutos a 1 hora, com modelos flexíveis e customizados de
acordo com as necessidades do cliente.
Um
carregador rápido, que pode abastecer carros elétricos em 20 minutos ou até 1
hora. O protótipo da futura solução, que deve estar pronta para o mercado em
2020, foi apresentado por uma empresa brasileira durante a Feira Latino-Americana
de Veículos Híbridos-Elétricos, realizada nos dias 1, 2 e 3 de outubro, em São
Paulo. Na ocasião, Sindustrial, que atua junto ao setor industrial promovendo
geração e distribuição de energia elétrica, afirmou que o novo produto será
destinado principalmente a postos de gasolina, estacionamentos e centros
comerciais, sendo o único entre os modelos fabricados no país que fornecerá
eficiência superior a 94%.
O
diretor da companhia, Gabriel Daré, explicou que os carregadores de veículos
elétricos são divididos pelos tipos de carregamento AC, Corrente Alternada, que
possui um carregamento mais lento e a DC, Corrente Contínua, que é
característica da concessão de cargas rápidas e ultrarrápidas. “No caso do
nosso carregador rápido, um carro pode ser carregado em até 20 minutos”,
salientou, afirmando que o foco da iniciativa é atender a clientes B2B, em
localidades onde há uma demanda por um tipo de carga mais ágil. “Não
é um produto para residencial, por exemplo, para carregar veículos durante a
noite”, complementa.
De
acordo com dados da CPFL Energia, a cada 1 quilômetro rodado de um carro à
combustão, considerando o valor do etanol, o custo é de aproximadamente R$
0,19, enquanto em um veículo elétrico é de R$ 0,05, ou seja, 75% menor, o que
mostra a relevância da futura contribuição que este projeto poderá ter para a
expansão da mobilidade elétrica no país. “A ideia é desenvolver a indústria
nacional dando competitividade e flexibilidade ao setor, pois até então
dependíamos da importação de produtos secundários, como os carregadores por
exemplo.”, comenta o diretor.
O
SinCharger será montado na fábrica da empresa, localizada em Bauru, Estado de
São Paulo, sendo considerada uma solução 100% nacional, inteiramente concebida
pelo time de engenheiros e especialistas da companhia, que contaram com apoio
técnico da Siemens, numa parceria que envolveu a transferência de tecnologia da
multinacional, que forneceu todos equipamentos internos do projeto, que demorou
um ano para ser executado.
“Tivemos
o intercâmbio de alguns técnicos da empresa na Alemanha, para treinamentos,
além de outros investimentos em know how e
da parte técnica, para depois realizar toda aquisição dos protótipos e
execução dos testes em fábrica”, lembra Daré. Perguntado sobre os preços para o
mercado, o executivo disse que por se tratar de uma solução altamente
customizável, é difícil determinar uma estimativa condizente, mas que
houve a preocupação em não precificar acima do que o mercado, digamos,
aceitaria pagar.
Carregador
100% brasileiro pode ser integrado a sistemas, conexões e aplicativos.
O
engenheiro eletricista da Sindustrial, Odair Marques, afirma que o carregador
foi desenvolvido com foco na necessidade do setor, com características como
flexibilidade, servindo para qualquer tipo de conector. “É um produto
escalável, ou seja, que pode se adaptar para vários pontos de carregamento, não
sendo esse um fator limitante, além das diversas possibilidades de comunicação
e conectividade”, ressalta.
Essa
flexibilidade de entrega, com o carregador sendo inteiramente customizado,
busca se adequar as necessidades proeminentes de cada cliente, que pode definir
diferentes layouts e a questão da
conectividade já existente, que pode ser integrada à nova solução. “Se o
cliente que adquirir o carregador já possui um sistema de gerenciamento de
carros, o SinCharger poderá ser integrado a essa conexão”, exemplifica o
engenheiro.
Inovação e sustentabilidade
Presente
há 20 anos no mercado, a Sindustrial começou sua trajetória na parte de engenharia
elétrica, promovendo alternativas energéticas para o setor industrial. Em 2012
passou a atuar também no mercado de construção e geração fotovoltaica, através
da comercialização e instalação de produtos para usinas solares, tendo sido
responsável, por exemplo, pelo processo de implantação da UFV Pirapora, segunda
maior usina da América Latina e terceira maior do mundo. Atualmente a companhia
atingiu a marca de 1,4 GWp de equipamentos e serviços instalados para geração
solar.
Já
a recente entrada da empresa no ramo da eletromobilidade segue a linha da
sustentabilidade e inovação que o mundo tem procurado se adaptar, o que é
corroborado pelos números compilados pela Agência Internacional de Energia em
2017, indicando que a venda de veículos elétricos e híbridos superou 1,1 milhão
de unidades no mundo. No Brasil, em 2018, o crescimento foi de 65% na frota em
relação ao ano anterior.
Na
avaliação de Daré, a iniciativa pioneira surge a partir da identificação de um
mercado em larga expansão e que exige uma expertise que a companhia já possui
em grande parte, através de alguns de seus produtos já desenvolvidos. “Somos a
primeira empresa do estado a produzir esse tipo de solução e pretendemos
incentivar isso na sociedade. Estamos seguindo os valores de inovação e sustentabilidade
e quem sabe poderemos apresentar novos projetos no futuro”, avaliou o
executivo, afirmando que o potencial para expansão da eletrificação dos
transportes no Brasil é tão grande quanto às possibilidades de crescimento para
a geração solar.
Sobre
os próximos passos para o SinCharger, o executivo disse que o produto deverá
ser lançado no início do próximo ano, revelando também que já há parcerias bem
encaminhadas com algumas redes empresariais, o que deve ser anunciado possivelmente
até o fim do ano. Há também parcerias que estão sendo fechadas com aplicativos
de celular, para que possam catalogar, por exemplo, os locais que terão o
abastecimento rápido, como postos de gasolina. (canalenergia)
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