Volkswagen anuncia plano para
produção e vendas de caminhões elétricos no Brasil
Projeto contempla o que
acontece após a compra, com instalação e operação de pontos de recarga e
medidas para descarte das baterias. G1 deu voltinha com ônibus elétrico.
G1 dá uma volta com ônibus
elétrico que será fabricado no Brasil
A Volkswagen Caminhões e
Ônibus anunciou em 02/10/19 em Södertälje, cidade localizada a cerca de 30 km
de Estocolmo, capital da Suécia, o plano para comercializar caminhões e ônibus
elétricos no Brasil a partir do ano que vem. Os modelos serão desenvolvidos e
fabricados no país.
O projeto inclui não apenas
novos produtos, mas também componentes e o que acontece depois da compra, com
instalação e operação de pontos de recarga em todo o Brasil e medidas para
descarte das baterias após o fim de sua vida útil.
Chamado de e-Consórcio, o
plano é baseado na parceria com diversas empresas. O conceito já é adotado na
produção de caminhões e ônibus na fábrica de Resende (RJ), com fornecedores
atuando diretamente na produção dos veículos. Para os elétricos, a novidade é
que os parceiros da Volkswagen atuarão também no pós-venda.
Entre as parceiras da
Volkswagen estão a Siemens, no fornecimento de carregadores elétricos, e a
Moura, que vai auxiliar no manejo das baterias. Já a alemã Bosch e brasileira
WEG serão responsáveis pelo conjunto elétrico.
O e-Consórcio faz parte de um
investimento de R$ 1,5 bilhão que a empresa está fazendo no Brasil.
"Com base nesse tipo de
construção, que começamos mais de 20 anos atrás, vamos dar um novo passo",
afirma Roberto Cortes, presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Lançamentos
Outra novidade é o lançamento
de um caminhão elétrico com capacidade para transportar até 4 toneladas. É uma
versão menor do e-Delivery, apresentado há dois anos, e que roda em um projeto
piloto pelas ruas do Brasil.
O novo modelo terá motor
elétrico de 116 cavalos e 28,6 kgfm. A autonomia é de 200 km. Uma diferença em
relação ao caminhão maior é que a tração é dianteira.
Ele também será equipado com
um carregador integrado, que permite abastecer as baterias mesmo onde não há
uma estrutura pronta.
Ônibus elétrico da Volkswagen
foi apresentado em 02/10/19 na Suécia.
Além dele, há também um
ônibus urbano, chamado e-Flex: o G1 deu uma voltinha com ele.
Assista ao vídeo: https://globoplay.globo.com/v/7969298/
O veículo tem motor elétrico
de 300 cv e 225 kgfm de torque. Um conjunto de baterias instalado no teto
também pode ser abastecido por um motor 1.4 turbo fornecido pela divisão de
automóveis da Volkswagen. Ele tem 150 cv, e pode ser flex ou movido a gás
natural.
Os dois modelos devem chegar
ao mercado brasileiros nos próximos anos, com possibilidade de exportação para
outros países.
Adquirindo experiência
O menor dos e-Delivery foi
desenvolvido com base na experiência adquirida com a versão maior.
Até agora, a unidade que roda
entregando bebidas para a cervejaria AmBev já percorreu mais de 15 mil km. De
acordo com a Volkswagen, ele deixou de emitir 11 toneladas de dióxido de
carbono (CO2), além de ter economizado 3,3 mil litros de diesel.
A Volkswagen também diz que
43% da energia usada pelo caminhão foi proveniente da recuperação vinda das
frenagens. O valor é quase o dobro do que a empresa esperava.
Os primeiros e-Delivery
começam a ser vendidos para o público no ano que vem, em versões de 11 e 13
toneladas. Por isso, a fábrica de Resende já está sendo preparada.
"Usamos boa parte da
linha de produção que já existe. Só fizemos uma nova etapa para inserir os
componentes elétricos, que precisam de outros cuidados com a segurança",
diz Cortes.
Para Christian Levin, chefe
de operações da Traton, grupo formado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, além
de Scania e Man, "a eficiência do uso da energia é a chave para o sucesso
(dos caminhões e ônibus elétricos)."
"As baterias continuarão
caras e pesadas, por isso é essencial otimizar a relação entre baterias e
consumo de energia", completou Levin.
A fabricante não falou sobre
preços, mas disse que a economia com o consumo varia entre 50% a 70% em relação
a um caminhão similar a diesel. Além disso, a manutenção é 50% mais barata.
Com isso, eles estimam que,
no caso de um caminhão urbano, como o utilizado pela cervejaria no Brasil, o
custo extra do veículo seja amortizado em cerca de 5 anos.
Hoje, caminhões urbanos ficam
de 3 a 5 anos nas frotas das empresas.
Produção modular
O "truque" da
Volkswagen para criar uma linha de caminhões elétricos é a modularidade.
São 3 módulos, que podem
variar de acordo com a necessidade dos clientes: frontal (cabine), central
(baterias) e traseiro (trem de força). Eles podem ser combinados, resultando em
maior capacidade de carga, potência ou autonomia, por exemplo.
Até por isso, o
desenvolvimento do e-Delivery de 4 toneladas se deu em apenas 4 meses. "A
modularização vai transformar o modo de trabalharmos", disse Christian
Levin. (g1)
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