sexta-feira, 20 de março de 2020

Município do Piauí abrigará pequenas usinas solares

Município do Piauí abrigará pequenas usinas solares para atender demanda local.
Com projeto elaborado na cidade de Coivaeasm Ideia é alugar painéis solares a pequenos e médios consumidores com o objetivo de beneficiá-los com economia de energia.
O município de Coivaras, a 68,5 quilômetros de Teresina, no Piauí, receberá pequenas usinas solares. O projeto, de autoria da Renovabilis Solar, foi apresentado ao governador do estado Wellington Dias, em reunião no Palácio de Karnak, em janeiro. O investimento inicial é de R$ 20 milhões e terá a parceria da Senso Solar.
De acordo com o engenheiro da Renovabilis José Carlos Vieira, a ideia é alugar as placas solares a pequenos e médios consumidores, com o objetivo de facilitar o acesso a essa tecnologia por um valor menor.
“O Piauí receberá mais investimentos como esse. Serão seis usinas em Coivaras para atender pequenos e médios consumidores, locando os equipamentos para que eles possam ter a energia mais barata”, comentou o engenheiro.
As obras já foram iniciadas no município e dentro de 120 dias deve ter a primeira unidade funcionando. Vieira destaca que o Piauí tem grande potencial para a geração de energia solar. “O estado é uma escolha certeira porque conta com muitos incentivos e a aproximação com o governo é muito boa, além de ser agraciada pelo sol, que irradia uma quantidade atrativa para atrair novos investimentos na área”, afirmou.
Segundo o governador do estado, o Piauí quer se consolidar cada vez mais como o estado das energias limpas do Brasil e ao mesmo tempo trabalhar com pequenos, médios e grandes investimentos.
O Piauí vive um crescimento exponencial na instalação de usinas fotovoltaicas, há cerca de 4 anos, sendo referência para o resto do país. Segundo a Absolar – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o estado já pode ser considerado primeiro no ranking nacional, levando em consideração a potência instalada, incluindo operação, construção, e os leilões. De acordo com os dados, a potência instalada no Piauí chega a 989,9 MW. Em segundo lugar vem o Ceará com 829,1 MW e a Bahia em terceiro, com 776,8 MW.
Segundo dados da Secretaria de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis do Piauí, o estado abriga hoje o maior parque solar da América do Sul, o Nova Olinda, localizado no município de Ribeira, a 377 quilômetros da capital, Teresina. Junto a mais dois parques nas cidades de João Costa e São João são produzidos 270 megawatts.
A nova aposta no estado é na maior usina fotovoltaica em construção na América do Sul, localizada no município de São Gonçalo do Gurgueia, a 820 quilômetros ao Sul de Teresina, que terá capacidade para produzir 608 megawatts. A chegada do empreendimento movimentou 4.400 cadastros no Sistema Nacional de Emprego (Sine) do estado. Para se ter uma ideia do tamanho deste novo parque, a capacidade brasileira em março deste ano era de 2064 megawatts e só essa nova usina em São Gonçalo vai produzir 465 megawatts. (portalsolar)

Nenhum comentário: