sexta-feira, 6 de março de 2020

Rede de recarga de veículos elétricos no Chile

Enel X montará rede de recarga de veículos elétricos no Chile.
Detalhe do modelo 100% elétrico Hyundai Ioniq em novos eletropostos de carga ultrarrápida em Santiago, no Chile.
Meta é de chegar a 1,2 mil postos de abastecimento que abrangerá todo o país ao final do projeto, previsto para 2025.
A subsidiária de soluções inteligentes do grupo italiano Enel, a Enel X instalará 1.200 pontos de recarga para veículos elétricos no Chile até 2025. Anúncio foi feito em 17/01/20 pela gerente geral da empresa no país, Karla Zapata. Com isso, a empresa vai construir a primeira rota elétrica em nível nacional no país andino. O Chile já havia anunciado que até 2040 quer substituir toda a frota pública por veículos elétricos. “Hoje estamos construindo o futuro da eletromobilidade e estou segura que isso vai se multiplicar em outros países”, afirma.
Ainda de acordo com a gerente da Enel X, a previsão é que este ano sejam instalados 290 pontos. A previsão é de que em 2021 eles cheguem a 556, de forma a atingir a meta estipulada. Ela ressaltou ainda o aspecto da sustentabilidade que os veículos elétricos trazem para as matrizes dos países, uma vez que elas ficam mais limpas. No Chile o transporte é uma das atividades com maior índice de emissão de gases, representa 28,8% do total, sendo responsável por cerca de 20% do material prejudicial à saúde.
Ponto de recarga da Enel em Santiago
Em 2025, a expectativa é que existam mais de 80 mil veículos elétricos no país que poderão utilizar a infraestrutura da Enel X. Karla Zapata lembrou ainda que os veículos elétricos tinham obstáculos que vêm sendo derrubados, como a autonomia dos carros, o preço e a infraestrutura de recarga. “Com os 1.200 pontos de recarga da Enel X a infraestrutura não vai mais ser obstáculo”, avisa.
Para a executiva, é importante pensar e trabalhar cada vez mais as questões da descarbonização e da mobilidade elétrica, para que as cidades sejam mais integradas, limpas e sustentáveis.
Ela comparou o custo de deslocamento de um carro convencional e de um elétrico de Santiago para Concepción, cidade ao sul da capital chilena, distante 501 quilômetros. Enquanto a viagem custaria 34.870 pesos chilenos para o primeiro, esse mesmo trajeto executado por um elétrico ficaria por 7.800 pesos chilenos. “O carro elétrico vai aliviar os custos familiares e operacionais de empresas”, salienta Karla Zapata. Os pontos vão ser de carga média, rápida e ultrarrápida.
Até o momento é a própria Enel quem tem a maior frota de veículos elétricos do país, 60 unidades. O Chile tem uma das maiores extensões territoriais do continente, são mais de quatro mil quilômetros de norte a sul. Mas a rota elétrica chilena não vai ficar restrita à região de Santiago. Serão 47% na região metropolitana e 53% na demais. 87% delas ficarão em zonas urbanas, enquanto 13% serão instalados nas estradas. Regiões como Los Lagos, Tarapacá, Coquimbo e Los Rios são algumas a receber esses pontos de recarga.
A empresa também prevê desenvolver parcerias com shoppings, restaurantes, estações de serviços, centros de saúde e supermercados, além de empresas, para a instalação dos pontos.
Nissan Chile aposta em veículos elétricos.
Nissan LEAF é o carro elétrico mais vendido do mundo, está disponível exclusivamente para vendas aos frotistas no Chile. A ENEL, empresa multinacional de energia, é o cliente pioneiro. (canalenergia)

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