Enel X montará rede de
recarga de veículos elétricos no Chile.
Detalhe do modelo 100%
elétrico Hyundai Ioniq em novos eletropostos de carga ultrarrápida em Santiago,
no Chile.
Meta é de chegar a 1,2 mil
postos de abastecimento que abrangerá todo o país ao final do projeto, previsto
para 2025.
A subsidiária de
soluções inteligentes do grupo italiano Enel, a Enel X instalará 1.200 pontos
de recarga para veículos elétricos no Chile até 2025. Anúncio foi feito em 17/01/20 pela gerente geral da empresa no país, Karla
Zapata. Com isso, a empresa vai construir a primeira rota elétrica em nível
nacional no país andino. O Chile já havia anunciado que até 2040 quer
substituir toda a frota pública por veículos elétricos. “Hoje estamos construindo
o futuro da eletromobilidade e estou segura que isso vai se multiplicar em
outros países”, afirma.
Ainda de acordo com a
gerente da Enel X, a previsão é que este ano sejam instalados 290 pontos. A
previsão é de que em 2021 eles cheguem a 556, de forma a atingir a meta
estipulada. Ela ressaltou ainda o aspecto da sustentabilidade que os veículos
elétricos trazem para as matrizes dos países, uma vez que elas ficam mais
limpas. No Chile o transporte é uma das atividades com maior índice de emissão
de gases, representa 28,8% do total, sendo responsável por cerca de 20% do
material prejudicial à saúde.
Ponto de recarga da Enel em Santiago
Em 2025, a expectativa é
que existam mais de 80 mil veículos elétricos no país que poderão utilizar a
infraestrutura da Enel X. Karla Zapata lembrou ainda que os veículos elétricos
tinham obstáculos que vêm sendo derrubados, como a autonomia dos carros, o
preço e a infraestrutura de recarga. “Com os 1.200 pontos de recarga da Enel X
a infraestrutura não vai mais ser obstáculo”, avisa.
Para a executiva, é
importante pensar e trabalhar cada vez mais as questões da descarbonização e da
mobilidade elétrica, para que as cidades sejam mais integradas, limpas e
sustentáveis.
Ela comparou o custo de
deslocamento de um carro convencional e de um elétrico de Santiago para
Concepción, cidade ao sul da capital chilena, distante 501 quilômetros.
Enquanto a viagem custaria 34.870 pesos chilenos para o primeiro, esse mesmo
trajeto executado por um elétrico ficaria por 7.800 pesos chilenos. “O carro
elétrico vai aliviar os custos familiares e operacionais de empresas”, salienta
Karla Zapata. Os pontos vão ser de carga média, rápida e ultrarrápida.
Até o momento é a
própria Enel quem tem a maior frota de veículos elétricos do país, 60 unidades.
O Chile tem uma das maiores extensões territoriais do continente, são mais de
quatro mil quilômetros de norte a sul. Mas a rota elétrica chilena não vai
ficar restrita à região de Santiago. Serão 47% na região metropolitana e 53% na
demais. 87% delas ficarão em zonas urbanas, enquanto 13% serão instalados nas
estradas. Regiões como Los Lagos, Tarapacá, Coquimbo e Los Rios são algumas a
receber esses pontos de recarga.
A empresa também prevê
desenvolver parcerias com shoppings, restaurantes, estações de serviços,
centros de saúde e supermercados, além de empresas, para a instalação dos
pontos.
Nissan Chile aposta em
veículos elétricos.
Nissan LEAF é o carro
elétrico mais vendido do mundo, está disponível exclusivamente para vendas aos frotistas no Chile. A ENEL, empresa multinacional de energia, é o cliente
pioneiro. (canalenergia)
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