País também já havia decidido
ser livre de carbono até 2050. Em 2025, carros elétricos e convencionais já
poderão ter o mesmo preço.
O governo do Chile quer até
2040 ter toda a sua frota de transporte público eletrificada. De acordo com
Francisco López, subsecretário de energia do Ministério de Energia do país, o
tema da mobilidade elétrica vem avançando.
O país já havia anunciado outra meta ousada para o mesmo ano, de fechar
as suas centrais térmicas a carvão. Para 2050, o objetivo é ser livre de
carbono, conforme proposto no Plano Nacional de Descarbonização do país. López
participou da abertura do Lat Am Mobility Sumit 2020, realizado dia 16/01/20,
em Santiago.
O subsecretário chileno
ressaltou que o governo está trabalhando na elaboração de políticas públicas
passíveis de execução. Outro tema que López não deixou de fora foi a
importância da capacitação profissional nesse momento em que novas
oportunidades aparecem. “É importante preparar a todos”, avisa. Ainda de acordo
com ele, o Chile vem apresentando forte inserção de renováveis, com muitos
empreendimentos de eólica e solar. O país também debate uma lei de eficiência
energética que pode tratar da eletromobilidade. A importância de uma rede de
recarga foi outro ponto que segundo ele, deve ser olhado.
Até 2040, o país busca ter
uma frota totalmente elétrica em seu sistema público de transporte.
Organização das Nações Unidas
menciona importância de ônibus elétricos no Chile para sustentabilidade.
A Enel X, subsidiária da Enel
para soluções inteligentes em energia, vê boas perspectivas para a mobilidade
elétrica no país. Para Karla Zapata, gerente local da empresa, há uma grande
oportunidade para o país nessa área. Estudando o assunto há muitos anos, ela
lembra que a implantação do primeiro ônibus elétrico veio para mostrar todos
que a tecnologia era possível. Hoje existem cerca de 400 desses veículos
rodando, sendo que a EnelX fornceceu
285. Segundo ela, em 2025, o custo de um veículo elétrico será o mesmo de um
carro convencional. “Esse vai ser o momento em que todos vão poder escolher
entre comprar um carro elétrico ou a combustão”, aponta.
Chile tem a maior frota de
ônibus 100% elétricos da América Latina.
A partir daí, ela aposta que
muitos mitos sobre os carros elétricos vão cair, como por exemplo a autonomia,
já que hoje há no mercado carros com até 600 quilômetros de autonomia. Os
custos da operação do elétrico também ficam pelo menos um terço mais barato que
a combustão. “Até 2025 passa rápido e a Enel X está convencida que a tecnologia
é viável e competitiva”, conclui. (canalenergia)
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