sexta-feira, 8 de maio de 2020

Araguaína (TO) terá órgãos públicos abastecidos por energia solar

Escola Joaquim Carlos Sabino dos Santos já utiliza a fonte fotovoltaica e a previsão é economizar até 90% na conta de energia.
Quatro prédios da Prefeitura de Araguaína (TO) serão abastecidos por energia solar, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Energisa. As unidades beneficiadas são: escola Joaquim Carlos Sabino dos Santos, a Creche Elizabeth Alves Carvalho, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS III) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Lago Azul.
Além da instalação das placas solares, que geram uma economia de 90%, também foram substituídos nas unidades eletrodomésticos e luminárias por modelos mais eficientes. A escola Joaquim Carlos Sabino dos Santos já começou a ser abastecida pela energia solar. De acordo com o diretor da escola, Cláudio Morais, a negociação com a Energisa iniciou em 2018.
Escola pública de Araguaína será abastecida por energia solar.
“A empresa visitou a escola e comentou que tínhamos estrutura para receber o programa. Assim, procuramos a parceira”, explicou o diretor. Por conta da proximidade e elevado consumo de energia, a demanda acabou se estendendo aos outros prédios.
O programa incluiu a troca das lâmpadas florescentes por LED e dois freezers e uma geladeira são alterados para equipamentos com menor consumo, além da instalação do sistema que gera energia solar. “No total foram substituídas luminárias das 27 salas, sendo cinco da administração; mais dos dois laboratórios, que são de Ciência e Informática; também dos corredores, refeitório e ginásio de esportes”, detalhou Morais sobre a modernização.
A creche do setor também recebeu o sistema de geração fotovoltaica e deve iniciar o funcionamento ainda no mês de março. A UBS e o CRAS também terão substituição de lâmpadas e eletrodomésticos, como parte do programa de eficiência.
Segundo a Energisa, todo o investimento em compra de equipamentos e mão de obra, na casa dos R$ 300 mil, é realizado pela própria empresa. “Esse tipo de programa estimula nossos clientes para o uso racional de energia elétrica. Além de combatermos o desperdício que resultará na redução do consumo de energia elétrica”, destacou Domingos Pinto Costa Júnior, analista de Eficiência Energética da empresa.
Anualmente, um percentual da receita líquida operacional da Energisa Tocantins, por meio do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é aplicado para o desenvolvimento de projetos que busquem promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia. O objetivo é incentivar o surgimento de novas tecnologias, assim como repensar práticas e costumes com foco no uso racional da energia elétrica. (portalsolar)

Nenhum comentário: