sexta-feira, 8 de maio de 2020

Mercado solar fotovoltaico deverá atrair novos players em 2020

Mais maduro mercado solar fotovoltaico deverá atrair novos players em 2020, avalia CELA.
Diretora da empresa acredita que a maior abertura do mercado livre de energia será importante para a expansão do setor.
A consultoria Clean Energy Latin America (CELA) aponta que, com a maior maturidade do setor fotovoltaico no Brasil, novas grandes empresas deverão ingressar no mercado em 2020. “Devemos continuar vendo a entrada de novos grandes players na geração centralizada, e de players de todos os portes na geração distribuída”, avalia a diretora geral da CELA, Camila Ramos.
Ela destaca que, ao longo do ano, importantes empreendimentos entrarão em operação. “Veremos a entrada de operação de grandes projetos de geração distribuída, que buscam a manutenção das regras regulatórias vigentes, além de diversos projetos de geração centralizada de leilões e do mercado livre”.
Ramos inclui a Lightsource BP, CGN e a Brookfield como grandes players que entraram recentemente no setor de geração solar centralizada no Brasil “Já em geração distribuída, vimos a consolidação de grandes empresas. Algumas delas focadas exclusivamente em GD, como a Órigo, Alsol, Bluesol, Solled, Solarvolt, GD Solar, Faro, Axis, Athon, entre outras, além das milhares de empresas de GD integradoras que atendem os diferentes mercados no país. Também vimos a entrada das distribuidoras de energia e utilities no segmento de GD, como a Enel, Engie, EDP e CPFL”.
A diretora da CELA acredita que a maior abertura do mercado livre de energia será importante para a expansão do setor. “Vai aumentar o mercado para empresas solares, uma vez que consumidores hoje cativos poderão migrar para o ambiente de contratação livre. Como a energia solar está cada vez mais competitiva quando comparada com as outras fontes, seu mercado potencial aumentará significativamente”. Por outro lado, ela destaca que empresas de GD focadas apenas no sistema de compensação de energia terão a oportunidade de rever seus modelos de negócios para abordar as novas oportunidades deste mercado.
Ramos também prevê que o mercado brasileiro de energia solar se beneficiará de diversos outros fatores. “A queda no custo da tecnologia, aumento da eficiência dos projetos, maiores investimentos no setor, diversificação de modelos de negócios, maior adoção e preferência da energia solar por consumidores, maiores e melhores oportunidades de financiamento dos projetos, entre outros”. (portalsolar)

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