Mercado de carros elétricos
na Europa deve triplicar até 2025.
Estudo
divulgado com base nos dados de consultoria internacional mostra que as
montadoras devem investir US$ 163 bilhões nos próximos anos.
Estudo por
grupo europeu confirma velocidade de crescimento dos carros elétricos no
continente.
Principal grupo de defesa do
transporte limpo na Europa, o Transport & Environment (T&E) divulgou
estudo sobre o futuro dos carros elétricos (EV, veículos elétricos, na sigla em
inglês) na Europa, que confirma a velocidade de crescimento desses veículos.
O número de modelos desse
tipo de veículo no mercado europeu deve triplicar nos próximos três anos. A
conclusão foi feita depois de o T&E analisar quais serão os próximos
lançamentos, a partir de dados da IHS Markit.
O número de modelos, que no
fim do ano passado chegou a 60, deverá alcançar 214 baterias elétricas (BEV),
híbridos plug-in (PHEV) e células de combustível (FCEV) em 2021, acelerando
para 333 modelos em 2025.
Para chegar a esses números,
será preciso não apenas tecnologia, mas muito dinheiro. As montadoras estão
investindo US$ 163 bilhões em eletrificação.
Todas as grandes montadoras
europeias, como a Volkswagen, a BMW, a PSA e a aliança
Renault-Nissan-Mitsubishi, têm previsão de lançar uma série de veículos
elétricos na Europa. Ainda segundo o relatório, até 2025, a Fiat Chrysler e a
Ford deverão oferecer novos modelos no continente.
“Até recentemente, o mercado
de EV estava limitado a um nicho de usuários precoces (ou ‘early adopters’),
mas a realidade de amanhã será muito diferente, já que os EVs entram em uma
nova fase e se aproximam do mercado de massa", informa o relatório da
T&E.
Ainda segundo a previsão de
produção de veículos leves da IHS Markit e a análise interna da T&E, a
produção de VEs na Europa deverá triplicar entre 2019 e 2025, ultrapassando os
4 milhões de carros e vans. Se os dados se confirmarem, esse volume de produção
representaria cerca de 1/5 dos volumes de produção automóvel da UE.
O levantamento mostra também
que a fabricação de veículos elétricos vai substituir as linhas de produção dos
carros movidos a diesel em toda a Europa, com a concentração na Europa
Ocidental – Alemanha, França, Espanha e Itália. Já na Europa Central e
Oriental, deverão se consolidar como centros de fabricação desses modelos a
Eslováquia, a República Tcheca e a Hungria.
Apesar de o estudo ser para o mercado europeu, há dúvidas quanto ao futuro do veículo no Reino Unido, por causa do risco de não negociação dos termos do Brexit, o que afetaria o crescimento da produção e das vendas.
Apesar de o estudo ser para o mercado europeu, há dúvidas quanto ao futuro do veículo no Reino Unido, por causa do risco de não negociação dos termos do Brexit, o que afetaria o crescimento da produção e das vendas.
Exemplo
Para Lucien Mathieu, analista de transporte e e-mobilidade da T&E, parte do estímulo para o crescimento projetado para os carros elétricos vem do fato de a União Europeia ter adotado padrões rígidos de emissão de C02 para veículos. No entanto, é preciso adotar outras mudanças para estimular essa motorização, como alterar a tributação de carros para tornar os elétricos ainda mais atraentes do que as alternativas disponíveis atualmente no mercado.
Para Lucien Mathieu, analista de transporte e e-mobilidade da T&E, parte do estímulo para o crescimento projetado para os carros elétricos vem do fato de a União Europeia ter adotado padrões rígidos de emissão de C02 para veículos. No entanto, é preciso adotar outras mudanças para estimular essa motorização, como alterar a tributação de carros para tornar os elétricos ainda mais atraentes do que as alternativas disponíveis atualmente no mercado.
Esse tipo de incentivo será
fundamental para os planos de crescimento das montadoras, já que, juntas, elas
despejarão bilhões de dólares para continuar a desenvolver o mercado de carros
elétricos.
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“Precisamos enviar um sinal
claro à indústria de que não há como voltar atrás e concordar com a eliminação
progressiva das vendas de carros a gasolina e a diesel nas cidades, em nível
nacional e da UE. A era do motor de combustão está chegando ao fim”, avalia.
Apesar de não fazer parte da
UE, a Noruega é um exemplo no mercado de veículos elétricos. Em março passado,
pela primeira vez, a venda desses modelos superou a de gasolina e diesel
juntas. A participação nas vendas quase chegou a 60%, impulsionada por dois
fatores principais: a política consistente do governo norueguês de estimular as
compras de carros com emissão zero e um número recorde de entregas de Tesla
Model 3 naquele mês.
Apesar de ser um país
pequeno, com uma população de 5,3 milhões de pessoas, a Noruega é considerada
um mercado importante para os elétricos, em particular para a Tesla, de Elon
Musk, que festejou na sua conta do Twitter o resultado obtido naquele país.
Carros elétricos serão mais
baratos até 2025.
No Brasil, por enquanto, há
uma frota de cerca de 10,6 mil carros elétricos, vendidos no período que vai de
2012 a 2018. (correiobraziliense)
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