Hidrogênio em alta pressão
pode permitir revolução nos carros elétricos.
A revolução nos carros elétricos com célula de combustível pode estar
próxima e a solução passa por armazenar o hidrogênio em alta pressão em
microesferas de vidro.
De modo a poder ser
competitivo, o hidrogênio tem que ser produzido, distribuído e vendido a um
custo comparável ao dos combustíveis já existentes, bem como oferecer segurança
e vantagens perante os combustíveis fósseis.
Mas enfrenta um grande
problema, é que para o armazenamento requer depósitos de maior volume para
armazenar a mesma quantidade de energia que os combustíveis fósseis! Mas o
Instituto de Materiais Não Metálicos da Universidade Tecnológica de Clausthal em
conjunto com o Instituto Federal de Investigação e Ensaios de Materiais de
Berlim terão encontrado a solução para esse problema.
Armazenar hidrogênio a alta pressão poderá ser a solução
O estudo
partilhado indica que se pode armazenar o hidrogênio no estado
gasoso a alta pressão em micro contentores vítreos em forma de esfera. Estas
microesferas de vidro são assim uma alternativa segura e de grande capacidade
volumétrica para os sistemas móveis de armazenamento de hidrogênio!
Para armazenar o hidrogênio comprimido requer uma permeação muito baixa através da parede da microesfera, o
que levou à descoberta que se podem desenvolver vidros de permeabilidade mínima
ao hidrogênio. Mas para isso, ainda se tem que entender melhor a dependência da
permeabilidade do hidrogênio da estrutura do vidro.
Minimizar o volume livre
acessível é uma boa estratégia para minimizar a permeabilidade ao hidrogênio.
Recorrendo a estudos antigos, chegou-se à conclusão que a permeação se controla
de modo independente, através da porosidade iônica e ao conteúdo do modificador
de rede.
Por outro lado, a porosidade iônica em redes modificadas e totalmente polimerizadas pode diminuir igualmente
a permeabilidade ao hidrogênio entre os vidros em estudo. Aplicando este
conceito, pode-se alcançar uma queda até 30000 com respeito à permeação das
moléculas de hidrogênio através do vidro de silício.
Os
autores do estudo confirmam ainda que o hidrogênio comprimido em forma de
tanques dispositivos portáveis com este novo material é assim uma solução
rentável e sustentável a curto prazo para armazenamento devido ao sue baixo
impacto na infraestrutura e à pequena pegada de carbono envolvida durante a
produção efetiva de hidrogênio no seu estado gasoso por eletrolise da água ou
divisão da água.
Solução não é assim tão simples!
Mesmo com uma densidade de
energia gravimétrica do gás de hidrogênio ser 3 vezes maior que a dos
hidrocarbonetos líquidos como o combustível liquido, este ainda te uma baixa
capacidade de armazenamento volumétrico. E mesmo sendo atrativo o armazenamento
do gás de hidrogênio a alta pressão, há ainda problemas na seleção de materiais
para o encapsulamento que sejam seguros e limpos!
Por outras palavras, dispor
de um sistema adequado para armazenar o hidrogênio tem sido um dos maiores
obstáculos para o suo a grande escalar, sobre todo aquando do seu transporte!
Problemas que se devem às suas caraterísticas físicas e químicas, uma grande
densidade energética por unidade de massa e apresentar uma baixa densidade de
energia volumétrica, tanto em estado liquido, como gasoso!
Assim, perante tais
dificuldades, os investigadores testaram vários materiais de armazenamento para hidrogênio para comprovar que todos eles têm fragilidades e têm um limite de
elasticidade inicial. Também foram testados polímeros, mas com resultados
fracos.
A melhor solução foi mesmo os
vidros oxídricos. São assim os grandes candidatos para o armazenamento
rentável, seguro e em longo prazo de hidrogênio. Mas o uso destas
matrizes capilares de vidro tem vindo a ser estudadas há alguns anos, não só
elo seu processo de fabricação já estar implementado na indústria, mas também
por ser uma opção de revestida por um polímero polimerizado estruturado (em
favo de mel) combinado com uma capacidade de reposição rápida.
O armazenamento de hidrogênio comprimido em micro contentores de vidro necessita de uma baixa penetração
através da parede do contentor e um desenvolvimento bem-sucedido de composições
de vidro, para as quais o produto de solubilidade de hidrogênio e coeficiente
de difusão é mínimo!
Além da baixa permeabilidade, deve-se ainda ter em conta um forte rendimento do vidro durante a conformação a quente, que se expressa principalmente na foram de uma pequena tendência à cristalização, bem como durante o serviço, onde a robustez do processo químico é importante!
Além da baixa permeabilidade, deve-se ainda ter em conta um forte rendimento do vidro durante a conformação a quente, que se expressa principalmente na foram de uma pequena tendência à cristalização, bem como durante o serviço, onde a robustez do processo químico é importante!
Carros elétricos e a
hidrogênio são promessa para o futuro do planeta (portal-energia)
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