Iniciada no ano passado, a parceria projetou dois caminhões da Ambev que foram convertidos e rodaram, em fase experimental, entre os centros de distribuição da empresa na zona sul da capital paulista. Por conta dos resultados positivos, foi tomada a decisão de expandir a experiência.
O caminhão convertido, de acordo com os testes, emite apenas 0,05 kg de CO2 por viagem – o que, na prática, representa emissão zero. O consumo médio é de 1 kWh por quilômetro, o que, segundo a empresa, significa economia de custo superior a 70% na comparação com o veículo similar com motor de combustão interna. Redução da manutenção e viabilidade de entregas em determinados locais por conta da ausência de ruído dos caminhões são outras vantagens dos modelos convertidos.
“Ficamos muito satisfeitos com a eficiência dos caminhões que foram testados e enxergamos o retrofit como alternativa para acelerar a entrada de veículos elétricos na operação, reduzindo a emissão de poluentes em todo o ecossistema”, afirmou Marco Aurélio Filho, gerente de suprimentos e logística da Ambev.
A previsão é de que os 102 caminhões modificados entrem em operação no mês de junho deste ano, rodando pelos centros de distribuição de Curitiba/PR, Campinas e Embu das Artes/ambas em SP. Esse trabalho representa mais um passo para a Ambev atingir sua meta de reduzir em 25% a emissão de CO2 em toda a sua cadeia até 2025. (biodieselbr)
Nenhum comentário:
Postar um comentário