A Ambev fechou um contrato com a Enel X, a Eletra e o Grupo Imediato, para a transformação de 102 caminhões a diesel em elétricos. Com início em 2020, a parceria rodou um piloto em que dois veículos da cervejaria foram eletrificados e passaram a circular entre os centros de distribuição da Zona Sul de São Paulo e região, fornecendo dados positivos e que serviram de incentivo para a extensão do retrofit de uma maior parcela da frota.
De acordo com os resultados, o novo caminhão elétrico emite apenas 0,05 kg de CO2 por viagem, quase zerando a emissão de poluentes na atmosfera. Além disso, consome em média 1 kW/h por quilômetro, mostrando economia superior a 70% em relação ao similar movido a combustível fóssil. Sem contar a redução de manutenção e maior viabilidade de entregas em determinados locais, devido à ausência de ruído dos veículos.
“Ficamos muito satisfeitos com a eficiência e enxergamos o retrofit como uma alternativa para acelerar a entrada de veículos elétricos na operação, reduzindo a emissão de poluentes em todo o ecossistema”, comenta Marco Aurélio Filho, Gerente de Suprimentos Logística da Ambev, que objetiva reduzir em 25% a emissão de CO2 em toda sua cadeia até 2025.
Rumo à eletrificação, Ambev converte 100 caminhões a diesel em elétricos.
Com início da operação
prevista para junho de 2021, os 102 caminhões modificados irão rodar pelos
centros de distribuição de Curitiba, Campinas e Embu das Artes, que tem como
operador logístico o Grupo Imediato, responsável por fornecer os caminhões, soluções
logísticas e parte operacional. Já a linha de negócio do Grupo Enel dedicada a
produtos inovadores e soluções digitais realizará o investimento na
infraestrutura de recarga e na modernização dos veículos. (canalenergia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário