Primeiro carro elétrico Kia,
EV6 tenta afirmar SUV como irmão Hyundai.
A Kia divulgou as primeiras
imagens do seu primeiro carro elétrico. O EV6 será lançado oficialmente no fim
do mês, mas já se apresenta como um novo carro baseado na a nova plataforma
veicular E-GMP do grupo Hyundai, a mesma do Hyundai Ioniq 5. E parece ser mais
interessante que o irmão com visual de carro conceito.A apresentação prévia
dedicada ao design se dá pelo Kia EV6 apresentar uma nova filosofia de design,
chamada “Opposites United”, que será seguida pelos próximos modelos da
fabricante sul-coreana.
O que não será comum a todos
é o estilo da dianteira, chamado “Digital Tiger Face”. A Kia trata como uma
evolução da grade nariz de tigre característica dos carros da marca há mais de
10 anos, e que seguirá viva nos carros a combustão da marca.
O EV6 chama atenção pelos grandes
e estreitos faróis interligados por uma barra e por ter entrada de ar na seção
inferior do para-choque frontal. Mas ter não apenas os faróis, como também as
lanternas traseiras de formato bem curioso interligados às caixas de roda é bem
incomum.
Lateral tem linhas limpas que
dão destaque ao teto flutuante, graças às colunas pretas ou com adereço que
interliga as janelas laterais ao vidro traseiro. A traseira é volumosa e as
lanternas parecem ocupar recortes no carro, ajudam a dar impressão do carro ser
largo.EV6 é no mínimo, um carro bem
diferente do que se vê no mercado. Mas a Kia, assim como faz a Hyundai, trata
seu elétrico como um SUV. Aí é forçar a amizade.
O interior é como o dos Kia
atuais. Mas as duas telas curvas que cumprem a função de quadro de instrumentos
e central multimídia são as mesmas do Hyundai Ioniq 5. Há botões sensíveis ao
toque com retorno tátil para controle do ar-condicionado e o seletor de marcha
é um comando giratório no console central – uma peça que o Ioniq 5 não tem.
A Kia ainda não quis dar detalhes sobre a mecânica, mas espera-se que ele siga o irmão Hyundai. Em sua versão mais potente o Ioniq 5 tem tração nas quatro rodas permanente, atinge 305 cv e 61,6 kgfm de torque, com velocidade máxima sendo limitada a 185 km/h em todos os modelos. Há baterias com 58 kWh e 72,6 kWh, que garante autonomia de até 500 km. (quatrorodas.abril)


Nenhum comentário:
Postar um comentário