Primeiro carro elétrico Kia,
EV6 tenta afirmar SUV como irmão Hyundai.
Modelo estreia nova filosofia
de design da Kia e coloca a marca sul-coreana no mapa dos carros elétricos.A Kia divulgou as primeiras
imagens do seu primeiro carro elétrico. O EV6 será lançado oficialmente no fim
do mês, mas já se apresenta como um novo carro baseado na a nova plataforma
veicular E-GMP do grupo Hyundai, a mesma do Hyundai Ioniq 5. E parece ser mais
interessante que o irmão com visual de carro conceito. A apresentação prévia
dedicada ao design se dá pelo Kia EV6 apresentar uma nova filosofia de design,
chamada “Opposites United”, que será seguida pelos próximos modelos da
fabricante sul-coreana.
O que não será comum a todos
é o estilo da dianteira, chamado “Digital Tiger Face”. A Kia trata como uma
evolução da grade nariz de tigre característica dos carros da marca há mais de
10 anos, e que seguirá viva nos carros a combustão da marca.
O EV6 chama atenção pelos grandes
e estreitos faróis interligados por uma barra e por ter entrada de ar na seção
inferior do para-choque frontal. Mas ter não apenas os faróis, como também as
lanternas traseiras de formato bem curioso interligados às caixas de roda é bem
incomum.
Lateral tem linhas limpas que
dão destaque ao teto flutuante, graças às colunas pretas ou com adereço que
interliga as janelas laterais ao vidro traseiro. A traseira é volumosa e as
lanternas parecem ocupar recortes no carro, ajudam a dar impressão do carro ser
largo. EV6 é no mínimo, um carro bem
diferente do que se vê no mercado. Mas a Kia, assim como faz a Hyundai, trata
seu elétrico como um SUV. Aí é forçar a amizade.
O interior é como o dos Kia
atuais. Mas as duas telas curvas que cumprem a função de quadro de instrumentos
e central multimídia são as mesmas do Hyundai Ioniq 5. Há botões sensíveis ao
toque com retorno tátil para controle do ar-condicionado e o seletor de marcha
é um comando giratório no console central – uma peça que o Ioniq 5 não tem.
Visão geral da E-GMP, que
serve de base ao Ioniq 5 e ao EV6.
A Kia ainda não quis dar
detalhes sobre a mecânica, mas espera-se que ele siga o irmão Hyundai. Em sua
versão mais potente o Ioniq 5 tem tração nas quatro rodas permanente, atinge
305 cv e 61,6 kgfm de torque, com velocidade máxima sendo limitada a 185 km/h
em todos os modelos. Há baterias com 58 kWh e 72,6 kWh, que garante
autonomia de até 500 km. (quatrorodas.abril)
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