As empresas irão utilizar os
eVTOLs da Eve, bem como o software de Gestão de Tráfego Aéreo Urbano (UATM) e
os serviços de mobilidade aérea urbana, para desenvolver um conceito que
apoiará os procedimentos
operacionais e o desenvolvimento do veículo e serviços. A importância de tal
iniciativa é evidente, sobretudo se levarmos em conta que nos aproximamos dos
primeiros lançamentos em diversos mercados ao redor do mundo. Este acordo
amplia o relacionamento entre as duas organizações, que teve início de 2020,
quando a Eve ainda estava incubada na EmbraerX.
Juntas, as companhias pretendem avançar rapidamente na criação de centros de operação para os veículos voadores —os vertiportos, como serão chamados —, de modo a facilitar que os passageiros tenham a experiência do transporte elétrico do futuro e um novo modelo de mobilidade sustentável.
Arte mostra como será o Vertiporto da Embraer e da Skyports.
O que é um vertiporto?
Os vertiportos serão as bases
operacionais dos carros voadores nas cidades, tal qual já acontece com as
centenas de heliportos espalhados pelas grandes cidades. O acordo da Embraer
com a Skyports prevê justamente o desenvolvimento de um ambiente e sistemas
capazes de inserir esses locais na estrutura atual.
Como parte da colaboração, a
Skyports contribuirá com uma avaliação de prontidão de mercado e um estudo de
operação conceitual de veículos no Brasil, impulsionando o desenvolvimento da
Eve no mercado de mobilidade urbana aérea no país. As duas empresas já cooperam
na criação de um conceito de operações com a Airservices na Austrália e estão
atualmente colaborando para desenvolver operações no Reino Unido.
A Embraer segue firme no
desenvolvimento do seu vindouro produto e já realizou negócios importantes, com
a venda de dezenas de unidades para empresas dos Estados Unidos e do Brasil. Os
testes com o eVTOL também estão em andamento e o voo inaugural da versão final
do veículo deve ocorrer até o final do ano. (canaltech)
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