Com o objetivo de deixar de
vender carros movidos a gasolina até 2030, a Volvo é uma das marcas que mais apostam
em veículos elétricos para o futuro. Após anunciar projetos ambiciosos para a
eletrificação da linha, a empresa sueca apresentou o Concept Recharge, descrito
como uma visão da próxima geração de automóveis da marca.
O protótipo foi revelado durante a live global “Tech Day” realizada em 30/06/21. Executivos apresentaram, em blocos, os mais recentes avanços em pesquisa e desenvolvimento com veículos elétricos. Assim, a montadora escandinava anunciou o conceito como um “manifesto dos seus carros elétricos do futuro”.
O novo carro-conceito elétrico da Volvo é um “manifesto” para o futuro.
Fiel à herança do design
escandinavo, o Concept Recharge segue a filosofia do “menos é mais” na
essência. Ou seja, com a retirada do motor de combustão interna, a arquitetura
elétrica permitiu aumentar a distância entre eixos e o tamanho das rodas,
ampliando espaço na grande cabine com quatro assentos individuais e, ao mesmo
tempo, melhorar a eficiência aerodinâmica – sem contar que o SUV parece uma
fusão entre Tesla Cybertruck e Ford Mustang Mach-E.
Mas o conceito não aparecerá necessariamente nesta forma como um veículo de produção. Henrik Green, diretor de tecnologia da Volvo, já se adiantou e afirmou que é provável que apenas uma “versão” do Concept Recharge possa se tornar realidade nos próximos três anos – excluindo as intrigantes portas (veja abaixo). “Todas as proporções são realistas para nós no futuro”, disse Green ao site The Verge. “Ter o que chamamos de ‘portas suicidas’ agora pode ser um item que não aparecerá no carro real”.
O elétrico da Volvo tem “portas suicidas” no conceito, mas provavelmente não chegará em um modelo oficial.
Segundo a montadora, um dos
pilares do Concept Recharge é a redução de componentes. Os carros do futuro
terão menos peças, visto que não contarão com motores, caixa de câmbio, tanque
de combustível, cabos e dezenas de outras partes. Aliás, nem mesmo caixa de
direção, que será substituída pelo sistema “drive by wire” – utilizado pelos
aviões.
Na apresentação, os
executivos da Volvo afirmaram que o conceito exibe uma arquitetura eletrônica
superdotada de chips e que o “o software vai definir os carros no futuro”. Na
visão da marca sueca, as próximas gerações de elétricos terão tantos microchips
que todo o automóvel, tanto no seu interior quanto no exterior, estará
conectado.
Ou seja, os veículos terão capacidade de entender por meio de sensores e câmeras, fazendo as leituras e registrando ações/reações em milésimos de segundo, tornando-se capazes de se antecipar a situações de risco, por exemplo.
Minimalismo é o futuro? É o que aposta o elétrico da Volvo.
Sobre os sensores, a empresa
reiterou seus planos de equipar muitos dos carros com detectores à laser LIDAR,
o que ajudará a melhorar a segurança e abrirá o caminho para recursos de
direção mais autônomos no futuro. A Volvo ainda anunciou que os novos veículos
de passageiros chegarão todos preparados para receber a tecnologia, embora o
recurso de “direção sem as mãos” provavelmente chegará um custo extra.
A Volvo planeja vender 600
mil veículos elétricos até meados da década e, para isso, afirmou que vai
construir uma fábrica de baterias na Europa até 2026. A empresa disse que está
trabalhando com um parceiro sueco, Northvolt, em uma nova geração de fontes de
energia com densidade mais alta e projetada para ser integrada como elemento
estrutural do veículo. As novas baterias, com lançamento previsto para depois
de 2025, permitirão uma autonomia maior entre cargas – até 1.006 km – e tempos
de recarga muito mais rápidos.
A marca também está desenvolvendo uma nova plataforma de software própria, que Green descreveu como “uma forma de ajudar a acelerar a implantação de novas atualizações na frota da empresa ou corrigir bugs antiquados”. O sistema operacional, que se chamará VolvoCars.OS, irá alimentar a próxima geração de veículos elétricos da empresa e permitirá a direção sem supervisão em rodovias – lembrando que, atualmente, todos os sistemas avançados de assistência ao motorista exigem que os motoristas prestem atenção na estrada.
Volvo Concept Recharge mostra futuro da marca que será 100% elétrica em 8 anos.
Em 2022, a Volvo planeja lançar seu veículo elétrico carro-chefe, o novo SUV XC90. O primeiro EV da empresa, o XC40 Recharge, foi colocado à venda este ano, e o sucessor, o C40 Recharge, estará disponível ainda em 2021.
(yahoo)
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