O ES-19 será o primeiro avião
comercial movido a energia elétrica. A aeronave levará até 19 passageiros e tem
autonomia de 400 quilômetros. O objetivo é utilizá-lo em rotas regionais,
principalmente atendendo cidades pequenas. Uma grande vantagem do ES-19 é que a
decolagem poderá ser feita em pistas de 700 metros.
Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=99Zn4a1Rwh4&t=10s
A aeronave terá zero emissões operacionais, já que motores são movidos inteiramente a baterias. Claro, o ES-19 não será totalmente livre do impacto de carbono, já que a eletricidade para abastecer a aeronave poderá vir de usinas de combustível fóssil. Entretanto, a entrada no mercado da aviação comercial será uma revolução no setor que busca ser mais eficiente, ter menos custos e poluir menos.
Vale destacar que o transporte aéreo representava, em 2019, mais de 3 % das emissões de gases com efeito de estufa a nível comunitário. Para além de ser um dos setores mais poluentes, é um dos que mais tem aumentado as suas emissões. Apesar das melhorias ao nível da tecnologia dos aviões, o setor emitia em 2019 mais 70 % do que em 2005 e, segundo a International Civil Aviation Organization, se nada for feito até 2050, as emissões poluentes da aviação poderão quadruplicar.
A Heart Aerospace é uma empresa sueca que conta com diversos parceiros e investimentos, entre eles o da Comissão Europeia. Além da United, a Mesa Airlines, outra companhia norte-americana e com sede no Arizona, também encomendou 100 aeronaves ES-19.
Vale destacar ainda que a United Airlines anunciou recentemente uma encomenda de 270 aeronaves da Boeing e da Airbus. Serão 200 Boeing 737 MAX e 70 Airbus A321neo, num dos maiores negócios da história da aviação mundial. (melhoresdestinos)
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