Após pressão da Tesla,
multinacional Volkswagen pode demitir até 30 mil funcionários em consequência
da modernização de suas unidades para acelerar mobilidade elétrica.
De acordo com uma reportagem
publicada pelo jornal alemão Handelsblatt, o CEO da Volkswagen, Herbert Diess,
quer que sua fábrica principal seja convertida para produzir apenas carros
elétricos, e sugere o corte de até 30.000 empregos, para os quais os membros do
conselho fiscal, pegos de surpresa, protestaram vigorosamente. A pressão da
Montadora Tesla seria uma das principais preocupações da VW.
“Não há dúvida de que temos que lidar com a competitividade de nossa fábrica em Wolfsburg em vista de novos participantes no mercado. O debate está em andamento e já existem muitas boas ideias. Não há nada concreto sobre demissões.”, disse o presidente de comunicação da VW, Michael Manske, quando questionado sobre o assunto.
Volkswagen pretende investir em baterias e estações de carregamento.
A Volkswagen também está
considerando investir em negócios de energia e carregamento de automóveis, além
dos planos de IPO existentes para sua divisão de baterias. Schmall disse que
nada foi decidido ainda e que provavelmente levará até dois anos para que as
novas empresas estejam estabelecidas e realmente prontas para o mercado de
ações.
“Também temos que pensar em
termos de sistemas gerais e nos apressar com a criação da nossa própria rede de
recarga, sistemas solares para postos de recarga verde e redução das emissões
de carbono”, disse Schmall, referindo-se a pressão da montadora de Elon Musk,
Tesla.
Em uma reunião do conselho
fiscal da Volkswagen, na sede da empresa em Wolfsburg (Alemanha), o CEO da
empresa, Herbert Diess, declarou que a montadora poderia perder 30 mil empregos
caso fizesse uma transição muito lenta para os veículos elétricos, segundo
notícia relatada pela agência Reuters. A Tesla produz seu carro, Modelo 3, em
10 horas, enquanto a Volkswagen leva 30 horas para fazer um ID.3.
Michael Manske, CEO de
comunicação da Volkswagen, emitiu um comunicado hoje, dizendo: “Não há dúvida
de que temos que abordar a competitividade de nossa fábrica em Wolfsburg em
vista de novos participantes no mercado”, destacando a Tesla e as montadoras
chinesas, como a NIO, que lançou carros elétricos na Noruega recentemente.
Tesla estabelece novos
padrões dentro da indústria automotiva.
Manske acrescentou: “A Tesla
está estabelecendo novos padrões de produtividade e escala em Grunheide”. Ele
se referiu à primeira Gigafactory europeia de Tesla, que está sendo construída
perto de Berlim. Quando operacional, a instalação deverá ter capacidade máxima
de produzir entre 5.000 a 10.000 carros todas as semanas, o que por si só é
mais do que o dobro de toda a produção de carros elétricos no país no ano passado.
Negando o relatório de corte de empregos publicado no Handelsblatt hoje, Manske disse: “Um debate está em andamento e já existem muitas boas ideias. Não há cenários concretos.” O conselho dos trabalhadores da Volkswagen também negou tais relatórios, chamando-o de “absurdo e sem base”.
Presidente da Volkswagen alerta que mudança lenta para carro elétrico pode custar 30 mil empregos.
A fábrica da Volkswagen em Wolfsburg é a maior do mundo. Atualmente, possui mais de 50.000 funcionários para fabricar veículos ICE. A Volkswagen tem como objetivo fabricar o sedã elétrico Projeto Trinity a partir desta instalação a partir de 2026, para o qual deve ser submetido a modificações. (clickpetroleoegas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário