Em números brutos, os carros
eletrificados chineses já somam 2 milhões de unidades em 2021, o que significa
uma participação de 13,3% do mercado. Desta porcentagem, 10,8% são de carros essencialmente
plug-in, ou seja, os 100% elétricos, enquanto o restante se divide entre os já
mencionados híbridos plug-in, como o Volvo XC60 e o VW Golf GTE; ou híbridos
leves, como o Toyota Corolla.
Entre os modelos mais vendidos estão o subcompacto Wuling Hong Guang MINI EV, que somou 35.169 emplacamentos em setembro, mais de 2 mil com relação ao segundo colocado, o SUV Tesla Model Y, com 33.033. O Tesla Model 3, que durante um bom tempo foi o carro elétrico mais vendido da China, aparece em 3º lugar, com 19.120. Já entre as marcas, mesmo sem colocar nenhum modelo no top 3, a BYD, que vai vender carros elétricos no Brasil, foi a marca com maior participação no segmento, com 17%
O subcompacto MINI EV é fruto de uma joint-venture formada pela General Motors e a Wullin. O modelo ostenta 1,49m de largura, 1,62m de altura e distância entre eixos de 1,94m, além de ter um motor de 27cv e 8,6 kgf/m de torque com duas variações de autonomia: 120 quilômetros e 6,5 horas para recarga total; e 170 quilômetros no mesmo sistema de abastecimento, mas com 9 horas para reabastecimento. Toda essa pujança sai por aproximadamente R$ 26 mil, podendo chegar a R$ 35 mil com opcionais.
Tesla Model Y é um dos carros elétricos mais vendidos da China e do mundo.
Segundo o pessoal do
InsideEVs, se o ritmo de vendas na China for mantido, os carros eletrificados
serão mais de 3 milhões até o final do ano.
Veja o ranking de carros
elétricos mais vendidos na China em setembro:
• Wuling Hong Guang MINI EV:
35.169
• Tesla Model Y: 33.033
• Tesla Model 3: 19.120
• BYD Qin Plus PHEV: 15.164
• BYD Song Pro / Plus PHEV:
10.278
• BYD Qin Plus EV: 8.396
• Changan Benni EV: 7.968
• BYD Han (BEV): 7.796
• GAC Aion S: 7.679
• XPeng P7: 7.512 (yahoo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário